31/08/2011

Mari Gomes assume cargo no Estado


Mari Gomes, esposa do vereador Silon Falcão Vieira, assumiu recentemente como Agente de Desenvolvimento Social Regional, cuja sede é na cidade de Santa Maria.
Hoje pela manhã, recebi uma ligação da Mari que me informou sobre o cargo que está ocupando.
Logo mais, na inauguração do Conjunto Habitacional Emancipar e dos alfaltamentos no Bairro João XXIII, Mari Gomes estará representando a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social.


Fico feliz em ver alguém de nossa terra, sendo valorizada.
Todos sabem do empenho do vereador Silon e da Mari na candidatura de Luiz Augusto Lara (atual secretário de Desenvolvimento Social).
Foi um reconhecimento.
Parabéns à Mari e sucesso no trabalho que ora se inicia.
FONTE: Blog do Herton Couceiro (http://hertoncouceiro.blogspot.com/)

29/08/2011

Estamos morrendo diariamente


A vida é sem dúvida o maior bem que recebemos e cuidar dela não é apenas um direito, é também uma obrigação, pois com a nossa vida muitas outras estão ligadas, pelas mais diversas afinidades.

Ainda na faculdade, com minha, turma assisti a um filme com o título “Mar Adentro”, filme este baseado em uma história verídica, dirigido por Alejandro Amenábar que funciona como um drama imperdível para quem gosta da vida ou para quem precisar reafirmar sua existência. Diria, sem medo de errar, que é uma verdadeira obra de arte, uma poesia pura e visual. A história retrata a vida de Ramón Sampedro (Javier Bardem), marinheiro galego, mecânico de barcos que aos 20 anos já dava volta ao mundo e aos 26 anos, num mergulho em águas rasas, instalou-se para sempre em uma cama, entre as quatro paredes torturantes de seu quarto de onde olha o mar, o mesmo mar que tanto viajou lhe roubou a vida e a juventude.

Ex-marinheiro era um homem totalmente saudável, inteligente e viril, que ficou tetraplégico ao sofrer um acidente e ser obrigado a viver, contra sua vontade, paralisado em uma cama, dependendo da ajuda de seus familiares para todas as suas necessidades básicas. Vinte e seis anos depois, ele consegue uma advogada disposta a ajudá-lo na luta em legalizar a eutanásia e finalmente morrer com dignidade. Confrontando questões morais, religiosas e sociais, Ramón tenta legalizar uma petição que lhe dê autorização para cometer eutanásia, sem que nenhuma das pessoas que o ajudassem saísse prejudicada por suas ações.

Desde então a vida para ele é uma "humilhante escravidão" e sua única fuga são os sonhos e a vidraça que separa o seu mundo do alheio. Esse é um drama em que morte e vida digladiam-se o tempo todo. Dono da vida, o ser humano deve ser também, dentro de determinadas circunstâncias e segundo certos limites, o dono da sua própria morte, esta é uma das afirmações mais fortes que faz o personagem durante o filme, ou seja, viver é um direito, mas não pode ser uma obrigação. De fato esta é uma questão muito delicada e complexa, ela contraria a afirmação feita no início deste texto, embasada na existência de outras pessoas que sofreriam demasiadamente com a perda de tal ser humano, a família. Mas por outro lado, no próprio caso exposto, não seria egoísmo querer que uma pessoa que perdeu totalmente a sua qualidade de vida, que não tem mais perspectivas de melhora, que está num profundo sofrimento, fique viva, apenas para que a família não sofra sua partida, porém ela pode ficar condenada a prisão perpétua em seu próprio corpo?

Certamente todos nós ainda carecemos de muito esclarecimento e reflexão a respeito de certas situações que muitas vezes inesperadamente passam a ser uma realidade em nossas vidas, como o caso citado. Viver para muitos de nós não é tarefa fácil, diariamente somos colocados a prova. E se viver não é fácil, a morte então, está embrulhada num papel pintado de dúvidas, medos, inseguranças e incertezas. Cada pessoa tem as suas convicções a crenças, eu particularmente, acredito que nossa vida é uma viagem, que estamos aqui de passagem, e daqui só levaremos o resultado das nossas ações diárias, elas é que delinearão como ficará a nossa imagem quando fizermos a passagem. A morte é algo indesejado por todos, porém ela na maioria das vezes nos pega desavisados, causando uma grande dor e principalmente tamanha indignação sobre o seu por que. Precisamos, embora seja muito difícil nestes momentos, entender que ela é apenas uma separação momentânea, onde o amor não precisa acabar, não é porque não estarão mais juntos fisicamente que precisam matar o sentimento, pois discordo quando vejo as pessoas escreverem em seus sites de relacionamento (MSN, ORKUT, FACEBOOK) “Luto Eterno”, porque eterno é uma palavra muito forte para fazermos tal afirmação. Para os que acreditam em reencarnação, quem duvida que a pessoa que fez a passagem, em breve não esteja novamente entre nós, não tenha nascido talvez até na nossa família, talvez tudo isto dependa do que já citei, a carga de ações que acumulamos ao longo da nossa vida. Creio que aqui estamos para aprender e aperfeiçoar algo que ainda nos faltava para nosso crescimento enquanto seres humanos e o nosso tempo de permanência junto de Deus será o tempo necessário para nos regeneremos e preparemos para um novo aprendizado aqui na terra.

As pessoas têm tanto medo da morte, mas não percebem que estamos morrendo todos os dias um pouquinho, que a cada dia estamos mais perto dela, que cada minuto que passa em nossa vida é um pedacinho dela que está morta, deixando apenas lembranças do que fizemos. Portanto reside aqui o maior dos fundamentos e argumentos para que você aproveite a sua vida da melhor maneira possível, da forma que lhe trouxer felicidade. Uma antiga crônica, de autor desconhecido, diz assim: Quando você nasceu, todos sorriam e somente você chorava. Viva de tal forma que quando você morrer, todos chorem, somente você sorria.

28/08/2011

Zeli Érbice


Hoje o dia está muito mais feliz, porque um ser humano iluminado chamado Zeli Érbice, completa mais um ano de vida. O universo, a natureza e nós festejamos por termos o prazer de conviver com este exemplo de mulher. Batalhadora, audaciosa, inovadora, inteligente e portadora de um coração inundado de bons sentimentos.
Com uma personalidade forte, não passa despercebida onde quer que vá, né Zeli? Sempre sorrindo, de bem com vida, por mais que passe por algum dissabor dela. Aquele tipo de pessoa que nos coloca pra cima, que nos encoraja, que injeta uma dose de certeza que os nossos sonhos podem se concretizar.
Na atuação profissional, dipensa comentários, os troféus e premiações que recebeu no nível municipal, regional e nacional, falam por si. Como costumo dizer ela é uma mulher de mil e uma utilidades, polivalente, pois com a maior facilidade, ela sai de seu escritório de advocacia e vai lecionar na universidade, nos cursinhos e de repente muda de estação e entra no mundo empresarial, tendo sucesso absoluto como empresária. As semanas para ela parecem ter mais dias, porque além de fazer tudo isto, ela ainda encontra tempo para o lazer, para festas, para viagens e atividades que lhe tragam prazer.
Sabe como ela consegue tudo isto? Eu também queria saber! Mulher difícil de copiar, pois sua marca é inconfundível, pobre dos invejosos. Além de todos os adjetivos aqui citados ela usa uma das armas que eu considero incrível, a comunicação. E comunicar-se bem é algo que a Zeli faz com perfeição, através dela, muitas outras atividades se tornaram mais fáceis, como ser vereadora por 16 anos, tendo neste tempo também sido Presidente da Câmara, foi Prefeita, por uns dias né Zeli, mas foi... Também foi presidente do Festival Querência do Bugiu, de Movimentos Tradicionalistas, jogou bocha, futebol (até uma perna ela quebrou jogando). Como colega de trabalho ela é muito querida e especial, sinto saudade do tempo que trabalhamos juntos, ela de Assessora Jurídica e eu de Contador do Poder Legislativo. Por mais que tivessemos problemas para resolver nunca perdíamos o bom humor, as viagens que tive o prazer de fazer com a Zeli foram as mais divertidas possíveis, entre trabalho e estudo, conseguíamos aproveitar ao máximo.
Bem, sei que não falei nem a metade do que poderia falar, mas sei que não precisa porque quem conhece a Zeli, conhecesse a grandiosidade deste ser humano.
Você já é uma mulher abençoada, portanto, não resta muito o que desejar. Apenas que conserve seus princípios, seu jeito de ser encantador e que aproveite cada dia da tua vida sem exitar. Que Deus te dê muita, mas muita vida,  com saúde e harmonia e paz...
Parabéns minha amiga, seja muito feliz!!!

27/08/2011

Insensato Coração e a homofobia.

Como disse na semana passada estou com temas pendentes que são objetos de solicitação de leitores da minha coluna. Aqui então vai um deles, que foi indicado por um amigo e leitor, o qual não citarei seu nome porque não pedi permissão, mas se trata de uma pessoa íntegra, de grande coração e preocupada com a saúde social.

Dizer que o preconceito não existe mais é blefar, na verdade muitos de nós somos preconceituosos. E este preconceito fica mascarado pela cortina da hipocrisia. Num outro texto onde trouxe o tema preconceito como foco, tive relatos de pessoas que se descobriram preconceituosas, pois elas diziam não ser, porém quando as provoquei a pensar e se questionar em casos particulares e isolados dentro de suas famílias, a grande maioria não aceitou. É fácil dizer que não tem preconceito quando é o outro, de outra família.
Os seguimentos da sociedade que tem oportunidade e até legitimidade para abordar o tema, devem investir em educação sexual com foco na homofobia, pra quem não sabe o que é: “É o ódio, o medo ou aversão aos homossexuais, pessoas que têm atração afetiva ou sexual pelo mesmo sexo.
A homofobia é a causa principal da discriminação e violência contra essas pessoas, um ato que gerou e ainda gera muitas injustiças e exclusão social. Hoje, para combater essa discriminação contra homossexuais é necessário começar pela educação em escolas de todo país, com aulas que orientem os alunos sobre os direitos homossexuais, sobre gênero e identidade sexuais, pois muitas crianças e adolescentes estão cheios de dúvidas a respeito, estão descobrindo seus próprios corpos e precisam ser orientados sobre homossexualidade. Aqui em nosso município, eu pelo menos, não tenho conhecimento, mas em cidades grandes é comum, as famílias não aceitarem os garotos homossexuais e os expulsarem de casa, restando como único meio de vida, a prostituição. Poderíamos comparar uma travesti a uma ilha, só que aos invés de estar cercada de água por todos os lados está cercada pela violência. A prostituição um dia acaba, não é para a vida toda. Por tal a educação é fundamental para que, desde o início da vida, as pessoas aprendam a entender a diversidade e a aceitá-la, fazendo com que não haja mais homofobia nas escolas e em nenhum outro lugar. Só assim, ensinando a juventude, é que nosso país formará pessoas melhores e verdadeiros cidadãos.
A poderosa Rede Globo de Televisão, vem abordando assuntos polêmicos da nossa sociedade, que ainda estão presos a “tabus” e “paradigmas” que lentamente estão sendo quebrados, com a evolução, modernidade e mudança de comportamento das atuais gerações. Por ser um veículo de comunicação com o poder de formar opinião que tem, ajuda e muito a aliviar o sofrimento de pessoas que há anos sonham em serem livres para viverem suas vidas sem serem maltratadas por uma orientação sexual que não é a mesma da grande maioria das pessoas, mas que segundo estudos, não é algo que tange no campo da escolha, porque certamente ninguém escolheria fazer parte de um grupo que precisa lutar para ter seus diretos observados. Neste momento entra a Globo, coloca em cena através da trama de suas novelas as feridas da sociedade, fazendo muita gente se envergonhar de agir como age, recentemente na novela findada na semana passada, Insensato Coração abriu espaço para mostrar um pouco da realidade brasileira. Na novela foi bem explorado a questão da homofobia, permitindo que reacendesse novas discussões em prol da erradicação não somente do preconceito, mas das agressões e crueldade dispensada a pessoas que são de carne e osso, que sonham e buscam a felicidade, assim como qualquer um de nós.
O Brasil está tentando erradicar este mau através do programa Brasil Sem Homofobia, servindo de base fundamental para ampliação e fortalecimento do exercício da cidadania no país. Um verdadeiro marco histórico na luta pelo direito à dignidade e pelo respeito à diferença. É o reflexo da consolidação de avanços políticos, sociais e legais tão duramente conquistados.
As políticas públicas traduzidas no Programa serão exitosas porque é uma decisão de todos, elaboradas pelo consenso. Entretanto, a participação de cada um de nós como cidadão é importante para a consolidação dos direitos humanos como direito de todos.
Publicado no Jornal O Sentinela no dia 25 de agosto de 2011.

26/08/2011

Acessar o blog e receber uma destas


Hoje tive a grata supresa de encontrar no blog da Yse (http://ysemakeup.blogspot.com/) um texto falando sobre mim, na verdade é uma declaração de amizade e carinho que muito me envaideceu e inundou o meu coração de felicidade, pois sempre é legal receber palavras carinhosas, porém quando elas vêm de pessoas iluminadas como a Yse, certamente elas têm um peso e uma importância muito maior.
Também afirmo aqui que sou teu fã, pois o mundo seria bem melhor se mais pessoas como você estivessem pesentes em nossa vida. Infelizmente Deus ainda não nos deu este presente, mas um dia chegamos lá, por enquanto temos que suportar pessoas que muitas vezes têm o prazer de ver a desgraça alheia, mas fiquemos certos de que "lugar de cobra é no chão, porque o céu é dos passarinhos, que cantam lindas canções e alegram os nossos corações e também de pessoas de coração puro e humanas como a Yse... Grande beijo e sem palavras para agradecer tamanho carinho.

O TEXTO QUE LI NO BLOG DA YSE:

Marquinhos
Hoje vim aqui para fazer um agradecimento público a uma pessoa ímpar que tive a sorte de conhecer: Marcos Monteiro, o qual me sinto feliz demais por poder chamar de meu amigo!
Quem é ele? Comunicador de FM,Assessor de Comunicação do Bonde do Balanço, Apresentador de Eventos, Cerimonialista,Colunista do Jornal O Sentinela, Locutor Comercial e de Mensagens ao Vivo, Contador com qualificação voltada a área Pública e Funcionário Público do Poder Legislativo.
Tomei a liberdade de acrescentar alguns adjetivos: Pessoa maravilhosa, ótimo amigo, sempre bem humorado, tem um coração maravilhoso, sorriso cativante, bonito, alegre, divertido, inteligente.. e entre tantas outras inúmeras qualidades gostaria de citar duas que temos em comum: Somos blogueiros e amantes da Banda Bonde do Balanço \o/

Gostaria de deixar bem claro que esta não é uma 'retribuição' às postagens que ele fez sobre a minha pessoa em seu Blog, até porque creio que não conseguiria retribuir a altura as palavras maravilhosas que ele escreveu a meu respeito (e nem me atreveria).
Marcos, tu emociona com teus textos maravilhosos no Blog (que eu assumo que sou leitora assídua), com tua linda voz quando está na Locução dos teus programas, é uma pessoa de extrema confiança e de um caráter incontestável, espero que tu continue cada vez mais obtendo sucesso em todos os teus projetos.
Muito obrigada pelo espacinho que tu dedica lá no teu Blog pra falar de mim, dos meus projetos e dos que eu amo, e saiba que aqui tu sempre terá um espacinho, bem como na minha casa e na minha vida porque amizades são nossas maiores riquezas e devem ser mt bem conservadas!

Super beijo dessa tua fã de carteirinha

Yse =)

25/08/2011

Parabéns Yse!


 

Hoje comemora mais um ano de vida, minha grande amiga Yse, e claro teria que estar aqui embelezando a página de meu humilde blog...
Desejo a você minha querida, muita saúde, muita harmonia na tua vida e muita, muita paz.. Que você cotinue sendo esta amiga nota dez e que Deus te dê vida em abundância...
FELIZ ANIVERSÁRIO...

DO BLOG DO HERTON COUCEIRO (http://www.hertoncouceiro.blogspot.com/)

Exemplo a ser seguido


Milagre em Brasília...

O deputado federal José Antonio Reguffe (PDT-DF), que foi proporcionalmente o mais bem votado do país com 266.465 votos, com 18,95% dos votos válidos do DF, estreou na Câmara dos Deputados fazendo barulho. De uma tacada só, protocolou vários ofícios na Diretoria-Geral da Casa.
Abriu mão dos salários extras que os parlamentares recebem (14° e 15° salários), reduziu sua verba de gabinete e o número de assessores a que teria direito, de 25 para apenas 9. E tudo em caráterirrevogável, nem se ele quiser poderá voltar atrás. Além disso, reduziu em mais de 80% a cota interna do gabinete, o chamado “cotão”. Dos R$ 23.030 a que teria direito por mês, reduziu para apenas R$ 4.600.

Segundo os ofícios, abriu mão também de toda verba indenizatória, de toda cota de passagens aéreas e do auxílio-moradia, tudo também em caráter irrevogável. Sozinho, vai economizar aos cofres públicos mais de R$ 2,3 milhões (isso mesmo R$ 2.300,000) nos quatro anos de mandato. Se os outros 512 deputados seguissem o seu exemplo, a economia aos cofres públicos seria superior a R$ 1,2 bilhão.

“A tese que defendo e que pratico é a de que um mandato parlamentar pode ser de qualidade custando bem menos para o contribuinte do que custa hoje. Esses gastos excessivos são um desrespeito ao contribuinte. Estou fazendo a minha parte e honrando o compromisso que assumi com meus eleitores”, afirmou Reguffe em discurso no plenário.
Quantos Tiriricas, Popós, Romarios, e os outros muitos "parasitas" poderiam seguir este exemplo????

Fonte: ISTO É

24/08/2011

4° Semana Tecnológica do Curso Superior em Gestão Pública e 1ª Mostra de Experiências em Políticas Públicas do Vale do Jaguari

Está acontecendo em São Vicente do Sul, no Instituto Federal Farroupilha, a Semana Tecnológica do Curso de Gestão Pública, com uma programação de palestras significativamente interessantes para todos os gestores públicos municipais, estudantes, profissionais que atuam em áreas correlacionadas com a gestão pública, bem como para o próprio cidadão acrescenta em conhecimento de como a máquina pública funciona, como são geridos os recursos, como são planejados,executados e controlados a prestação dos serviços públicos. Um evento que serve como mola propulsora para que haja a vontade de aperfeiçoar o que já está se fazendo e até implementar novas idéias que estão dando certo em outras cidades, uma troca de experiências valorosa.
Assisti a palestra de ontém, onde fui muito bem recebido, sendo justo e necessário parabenizar  toda equipe deste seminário, pela infraestrutura, organização e hospitalidade com os visitantes,  a palestra estava excelente, com diversas informações que futuramente poderão ser aplicadas em nossa região levando em considerãção que lá foram expostas as experiências da capital.

Comentário recebido do autor do vídeo abaixo

Opa...

Agradeço muito por ter postado o vídeo no seu blog Marcos e fico feliz em saber que gostou, fiz esse filme com o objetivo de informar (mostrar) alguns dados sobre a nossa carga tributária, pois em apenas duas décadas teve uma crescente de quase 60% no país, batendo recordes os municípios, com uma alta de 145% sempre em relação ao valor (PIB).

Esse e outros dados vocês encontram tudo no vídeo acima vale a pena assistir.

Também é abordada a precária saúde pública do Brasil que quanto mais o tempo passa mais negativa fica. (E OS IMPOSTOS AUMENTANDO)

Sou jovem tenho 18 anos e produzo esses tipos de vídeo porque ainda acredito em um Brasil de todos.

Notícias de corrupção da política nacional estão sendo rotineiras nos principais telejornais, ligamos nossa televisão nos horários destes, e somos bombardeados com informações de fraudes, desvios de verbas e varias outras "palhaçadas" que os nossos representantes vem fazendo. Nesse ínterim, me sinto inseguro em relação ao futuro do Brasil e indignado com a total falta de ética desses políticos.(trecho de uma redação que fiz tendo como tema:PROBLEMAS SÓCIAS E ECONÔMICOS DO BRASIL, CORRUPÇÃO E FALTA DE ÉTICA.)

Só resta a nos cobrarmos, fiscalizarmos mesmo que seja a longa distancia.

Resumo meu pensamento (e creio que esse segue da maioria) em apenas uma palavra.

-------------TRANSPARÊNCIA------------

Com um governo mais transparente acredito que muitos brasileiros ao chegar em casa depois de um dia cansativo de trabalho vão descansar melhor seu corpo e sua consciência sabendo que estão realmente contribuindo para um Brasil melhor um BRASIL DE TODOS.

mais uma vez obrigado pelo espaço, ABRAÇO MARCOS.
_______________________________________________________________________________
 
Ariel, este blog tem primordialmente esta função, a de instruir o cidadão, de trocar idéias, de incentivar as pessoas a refletirem sobre problemas sociais que podem ser resolvidos, provocar as pessoas a formarem suas opiniões a respeito dos acontecimentos da vida. Por isso sou eu que agradeço por ter mais uma pessoa que acredita que podemos ter um mundo melhor, e por colaborar produzindo materiais como este que servem como instrumento didático aqui no blog. Parabéns e siga colaborando com o blog.
Complementando o que você disse no comentário, o Renato Russo em uma de suas letras diz "Ninguém respeita a Constituição. Mas todos acreditam no futuro da nação."

23/08/2011

Brasil um país de todos, será?


Mais uma vez participa aqui do blog este jovem de apenas 18 anos, mas que para a felicidade de todos que esperam um país melhor, é um ser humano comprometido com a luta de conscientizar as pessoas sobre algumas ações que poderão mudar tudo, que poderão abrir os olhos do povo tão sofrido e permissivo de abusos que um dia terão que acabar.

Porém para isto é necessário unir forças e instruir as pessoas que não tiveram a oportunidade de estudar, de expandir sua cultura e ter opinião formada, principalmente sobre o cenário político nacional, pois são elas as principais vítimas dos políticos espertalhões na hora da captação de votos, para depois culminar no que vemos neste vídeo do meu amigo Ariel, alías o Dee Jay Ariel, que poderia simplesmente se preocupar em aperfeiçoar seu trabalho e o resto que se ajeite, mas não ele tem RESPONSABILIDADE SOCIAL...

Oxalá que todos os jovens na nossa geração e os que estão entrando e saindo da adolescência, tenham este mesmo compromisso, que o espírito de idealização esteja presente neles...

O mínimo que posso fazer para contribuir com o Ariel é publicar este vídeo aqui no blog e convidar você a assistir...



22/08/2011

As 10 camas mais estranhas do mundo.

Para iniciar a segunda feira de forma mais descontraída selecionei esta curiosidade:

Acredito que a grande maioria das pessoas gosta de dormir bem. Mas o que é dormir bem? Para muitos o conforto é o mais importante, para outros o design é essencial e para outros poucos chamar a atenção até na hora de dormir é um fator fundamental.Para mostrar que não estou inventando, apresento hoje para você as 10 camas mais estranhas do mundo!










Material retirado do blog: obravipblogs

20/08/2011

Reumatismo Mental

Ninguém, em sã consciência, vai a um rio no mês de julho ou então toma banho quente e sai imediatamente após, na chuva fria, de shorts ou bermudas e sem camisa. Todos sabemos que se fizermos essa “loucura” poderemos contrair uma gripe, uma pneumonia e até morrer. Ou seja – temos plena noção da necessidade de prevenção da saúde física. Assim como ninguém come uma feijoada imensa e em seguida se atira numa piscina. Sabemos do perigo de uma congestão.

O que me intriga, no entanto, é que não temos a mesma consciência da necessidade de prevenção da saúde mental e não nos percebemos disso.

Prestemos atenção as nossas reações: Passamos o dia todo trabalhando, buscando um espaço para vencer os desafios da competitividade que nos assola; chegamos em casa cansados e ligamos a televisão para assistir programas que só nos trazem notícias ruins: crimes, situações incríveis de degradação humana, doenças incuráveis, estupros, violência de todos os tipos...

Sábado a noite escolhemos para sair justamente com aquele casal que só fala mal dos outros, que conhece todos os sintomas e doenças das pessoas, que diz que o filho do outro é viciado em drogas e que a filha da vizinha ficou grávida e provocou aborto, e por ai vai...

Domingo, vamos almoçar na casa daquele parente invejoso que fica perguntando dos outros, que fica perguntando do nosso salário, comparando nossos carros, dizendo que os filhos dele são mais inteligentes que os nossos. Voltamos para casa domingo à noite e lá vai mais televisão com guerras, violência, desemprego, crise...

Com tudo isso, não há como ser “motivado”. Com tudo isso, não há como ser “entusiasmado”. Com tudo isso não há como acreditar nas pessoas. Com tudo isso não há como ser “criativo”.

De repente, ficamos acreditando que o mundo é feito só de desgraças, de desemprego, de crise, de guerras, de estupros, assassinos e sequestradores.

Para vivermos “motivados” é preciso que nutramos dentro de nós os “motivos” que nos farão ter a energia necessária para enfrentar os desafios do mundo contemporâneo. É preciso que tenhamos a preocupação de buscar esses “motivos” no mundo que nos rodeia. Se não tomarmos o cuidado “preventivo” que tomamos com a saúde física, podemos pegar um verdadeira reumatismo mental que nos fará verdadeiros “doentes mentais” ainda que “fronteiriços” entre a sociedade e a insanidade mental.

Cuidado! Há muita coisa ruim no mundo, mas há muita coisa boa! Há muita gente que não vale nada, mas há muita gente espetacular, muito boa, honesta! Da mesma forma, há muita empresa “quebrando”, mas há muita empresa tendo sucesso, crescendo, conquistando mercados novos. Há setores da economia em baixa, mas há setores da economia em grande expansão.

Ver só o lado negativo e ruim de tudo é ter contraído “Reumatismo Mental”

E assim como é nosso dever cuidar da saúde física com atitudes preventivas, é também, nosso inalienável dever, cuidar de nossa saúde mental.



19/08/2011

Notícias aqui do blog veiculadas nos jornais


JORNAL EXPRESSO ILUSTRADO





JORNAL O SENTINELA

                                            


                                                          JORNAL O SENTINELA




JORNAL A FOLHA DE SANTIAGO


17/08/2011

Manoel Viana comemora os 50 anos da escola Alberto Pasqualini

 
Ver. Giovani Pugliero, Marcos Monteiro, Prefeita Ione, Saleti Valença e Oclides Bairro (diretor)
























Neste último dia 17 de agosto, Manoel Viana festejou os 50 anos da Escola Alberto Pasqualini, uma festa que iniciou pela manhã, reunindo no protocolo feito pelo cerimonialista Marcos Monteiro autoridades e personalidades importantes para a escola, como a professora Ione Olarte Caminha que atuou como professora e atualmente é a representante do Executivo municipal, bem como todos os ex diretores, professores, alunos, funcionários e instituições como a ONG Acolher, Projeto Sorrindo da SEC de Alegrete , a Corsan e a comunidade em geral.


Ex Diretoras

A mesa de honra foi composta pela Senhora Ione Caminha, Prefeita de Manoel Viana, Sr. Rube Consi, Presidente da Câmara, o Sr. Léo Durlo, Ex Prefeito e pelo atual diretor da Escola Prof. Oclides Bairro que já atua como diretor desde 2000 e possuiu uma adoração pelos alunos, professores e comunidade que é de se destacar. Após os discursos das autoridades, foi entregue flores a todos os ex diretores da escola, ao atual diretor a e prefeita, após aconteceram as apresentações artísticas que reuniu talentos como a Banda da Escola Manoel Viana, o Grupo de Projeção Folclórica Querência Amada de Unistalda, o Ex aluno Claiton Trindade, a Banda da Escola Osvaldo Aranha de Alegrete, entre outros. No intervalo do meio dia, a escola ofereceu almoço aos presentes.
  




16/08/2011

Eleita nova diretoria da ONG Acolher

PRESIDENTE- SALETI VALENÇA

VICE-GIOVANA MULLER

1° SECRETÁRIO- THAÍS CUNHA

2º SECRETÁRIO- ÉDEN CALDAS

1º TESOUREIRO- MARCOS MONTEIRO

2º TESOUREIRO- CINARA SANTOS

ASSESSORA JURÍDICA: CLORY MONTEIRO MARQUES PIMENTA

CONSELHO FISCAL:

HERTON COUCEIRO

LUANA PORTELA

GEONAVA MARTINS

Ministério Público doa computador para Ong Acolher


No último dia 09 de agosto, o promotor Dr. Luiz Antonio Barbará Dias, recebeu a senhora Saleti valença,o Contador Marcos Monteiro e a Advogada Clory Monteiro Marques Pimenta, Presidente e membros da ONG ACOLHER para uma reunião onde foram tratados assuntos de interesse da mesma.Ao final da reunião o Promotor fez a entrega oficial de um computador para integrar as instalações de nossa Ong.

Web Rádio Portal Doa Blog para ONG Acolher


O diretor da Web Rádio Portal o Sr.Marcelo Consul fez neste dia 12 de agosto a doação de um portal exclusivo para a ONG Acolher.

Certo de que com esse canal na rede mundial de computadores a ONG poderá ir além das suas fronteiras e consquistar mais colaboradores.
Temos orgulho de sermos pioneiros na comunicação via web em toda a nossa região diz o diretor, e por saber do potencial que a rede traz resolvi fazer essa doação.
Esperamos que apartir deste blog todos possam conhecer melhor o trabalho da ONG, ficamos na torcida.

14/08/2011

Clory Monteiro Marques Pimenta apagando velinhas!


No dia de hoje, não poderia deixar de prestar aqui no BLOG uma singela homenagem a este grande ser humano chamado Clory. Pessoa íntegra, honesta, humana, competente, profissional e sempre empenhada em ajudar o seu próximo. Estes são apenas algumas das características dela, seria aqui impossível descrever todas. Portanto para uma pessoa assim não há muito o que desejar, porque Deus já é muito bondoso com ela, não é atoa que  irradia sua luz a todos que se aproximam. Aproveito para dizer que das melhores coisas dos últimos tempos em minha vida foi conhecer melhor e fortalecer a amizade com você: Clory, Pedro e o Pedrinho, pessoas que a cada dia eu admiro mais. Sei que Deus te dá tudo que precisa para ser feliz, então vou pedir a ele que te dê muita vida e com saúde para que continue dando-nos o prazer da sua presença que já é o suficiente para nos fazer mais felizes...
Parabéns minha amiga!

Está difícil dirigir em São Francisco de Assis


Quem circula de carro pelas ruas da nossa cidade sabe que ultimamente está bem difícil dirigir em São Francisco de Assis, pois as regras de trânsito, muito embora a Brigada Militar esteja sempre pelas ruas fiscalizando, não consegue ver tudo que acontece, os absurdos que certos motoristas cometem e também os pedestres.
Tenho amigos que dizem que não têm coragem de dirigir em Santa Maria, por exemplo, por ser uma cidade maior, com movimento intenso, o que costumo responder é que lá, é mais fácil de dirigir do que aqui, pois lá o trânsito é mais regrado. Tanto os condutores quanto os pedestres, respeitam os sinais, as placas, enfim, as regras de trânsito para que a circulação ocorra de modo civilizado. Claro que existe desrespeito, as famosas exceções que presentes em praticamente todas as situações.
Mas voltando a nossa cidade, é impressionante como as pessoas em certos momentos pensam que estão sozinhas, que as vias públicas pertencem a elas, acredito que imaginem que as leis foram feitas apenas para os outros e não para cada um de nós. Certamente grande parte dos problemas de relacionamento humano no trânsito ocorrem devido a uma série de fatores como o egoísmo, que nada mais é que a falta de pensar em conjunto, onde só a própria pessoa é que conta e os outros não interessam, a falta de controle emocional, explosão súbita de raiva, e às vezes até de agressividade, por motivos irrelevantes; falta de domínio aos impulsos indesejáveis, como dizer palavrões, fazer gestos obscenos, achar-se dono da rua; e por último, o descaso às normas e regulamentações, como se a legislação de trânsito fosse feita apenas para os outros e não para nós.
Claro que em certos momentos bate uma indignação, quando temos nosso carro quase batido, ou quando somos colocados numa situação que resultaria num acidente, por conta de um condutor irresponsável, que muitas vezes nem sabemos se possui habilitação. Ou então quando um pedestre desatento ou desrespeitoso pula de uma calçada, na frente do carro, muitas vezes tão próximos ao veículo que fica difícil do condutor frear, o que também reflete no veículo que vem atrás.
E tudo isto acaba por gerar um cenário bastante cansativo para as pessoas que precisam sair de casa para trabalhar ou então passear com a família e usam um veículo para se locomoverem, pois o motorista fica tenso, porque é o tempo todo pessoas correndo pelo meio da rua, cachorros e mais os outros veículos, como motos, que ficam costurando entre os carros. E agora mais os tais “quebra-molas” que novamente foram construídos e diga-se, de forma bem primária, pois em muito diferem do que temos em frente à escola Salgado Filho.
Então eu recomendo a todos que reflitam sobre os seus comportamentos e analisem se vale à pena “agredir” outra pessoa só porque ela demorou um pouco para sair quando o sinal abriu Gente! O trânsito não foi feito para brigar e sim para circularmos livremente, sem receio de encontrar um louco jogando “pedras” em você.

12/08/2011

Comentário recebido da amiga Tarce Berguemaier

Oi, Marcos......



Eu estava agora lendo o seu blog......naum diria lendo, mas sim, apreciando!!! Achei super interessante a Lição do Elefante...a notícia do BDB na mercomix...enfim...minha nota naum poderia ter sido senaum "excelente"...Parabéns..e q Deus, nosso Pai Maior continue sempre te dando inspiração, força e sabedoria para sempre seguir em frente!!!!!!!!

Parabéns, amigo e sucesso sempre!!!!!



11/08/2011

Renovar é preciso



            O texto da semana passada trouxe a crônica do elefante, o animal que embora muito forte, não teve coragem de arrancar a pequena estaca cravada no chão, para escapar e ser livre, isso porque um dia tentou e não deu certo. A frustração dessa derrota foi gravada em sua mente, o fazendo acreditar que nunca mais poderia.
            Esta situação acontece com muitas pessoas, quem sabe até, não esteja acontecendo com você? E pode que tal estagnação se dê não devido a uma derrota ocorrida a tempos atrás em sua vida, pode ser por algo mais simples, porém mais grave, o medo de mudar, de renovar.
            É preciso acreditar e aprender a enxergar a imensidão do potencial que possuímos, este simples exercício já é capaz de nos encorajar a “arriscar o mundo”, afinal aprendemos que “não se pode criar raízes num lugar”, não querer mais sair de uma situação por conta do medo ao desconhecido.
            Você já observou a perfeição da casa do João-de-barro? Com duas dependências, sala e quarto, resistente, bem acabada dentro de seu estilo rústico; recebe sol pela frente; construída em lugar sempre alto. Tudo correto! Seria, então, o João-de-barro, o maior engenheiro de todos os tempos?
            Não, não é! Porque o João-de-barro não renovou a casa que fez, não fez mais um quarto, não fez jardim. Ele é imutável em seu ato de construir casas! Por isto, é só isto, ele não é o maior engenheiro do reino animal!
            O João-de-barro não muda. Pobre João-de-barro! Pobre daquele que não se renova, que fica parado no tempo que corre veloz. Porque as verdades de ontem não são as mesmas de hoje, não serão as mesmas de amanhã.
            Devemos, pois, saber mudar quando estiver em tempo de mudanças; saber aceitar quando as mudanças precisarem ser aceitas; saber criar, quando for nossa vez de fazer modificações.
            Se desejamos mudanças, se aspiramos ao aperfeiçoamento constante de nossa sociedade, da nossa família, do nosso meio, devemos nos propor mudanças sempre que elas se fizerem necessárias e, então, seremos mais felizes!
            Afinal felicidade certamente é o que todas as pessoas buscam para suas vidas. E se sabem que permanecer em determinada situação, numa relação já fracassa e sem condições de ser restabelecida; num emprego que não seja o que você realmente gosta de fazer e que te traga dissabores; num lugar onde você não veja perspectiva de mudança e se consuma de medo com a idéia de ter que  mudar de cidade para ir em busca do emprego sonhado.
Enfim são tantas as situações que nos paralisam e às vezes nem percebemos, como o próprio fato de estarmos convivendo com pessoas medíocres, oportunistas e exploradoras, algo que não faz bem pra ninguém, e pior, acaba por contribuir para impedir-nos de crescer, de alcançar os nossos objetivos. Se tudo isto se deve a falta de uma ação, a coragem de mudar, de renovar, de criar, então: Tente, invente e faça diferente.

08/08/2011

Comentário recebido do amigo Horacio Brasil

Gostaria de parabenizar o grande profissional e super ser humano Marcos Monteiro, pela idealização deste valoroso blog. tenho a plena convicção que atraves dele, muitas pessoas poderao acompanhar comentarios serios, pautados em argumentos verdadeiros, regados de infinita credibilidade. afirmo isso porque conheço Marcos, que tem em sua bagagem conteudos que irao enriquecer a sua leitura. Tenho aproveitado muitos assuntos divulgados aqui, que me fezeram pensar ainda mais sobre convivencia em sociedade, os limites dos seres humanos, nossas fraquesas e potencialidades, projetos para o futuro, a valorização da vida, enfim. sinto que é somente desta forma como Marcos Monteiro faz, buscando, valorizando, mostrando a verdade e ganhando credibilidade que iremos crescer e ajudar a desenvolver o mundo no qual vivemos. Um Forte Abraço, Sucesso sempre, que Deus te de cada vez mais inteligencia. Horacio Brasil.

07/08/2011

A lição do Elefante


Para esta semana vou usar uma crônica que li e comentei em meu programa radiofônico, no domingo, a qual embora simples, tenha um sentido muito intenso. Leia e pense se isto não está acontecendo em sua vida também. Gostaria muito de comentá-la, como fiz no rádio, porém este espaço é limitado, portanto vou deixar que o seu senso crítico e a sua consciência falem por si só. A crônica chama-se “ A lição do Elefante” e é de autoria desconhecida.

Todos nós ficamos admirados quando vamos a um circo e percebemos como os elefantes, animais grandes e fortes, se deixam dominar por uma corda.

Durante o espetáculo, o enorme animal faz demonstrações de peso, tamanho e força. Mas depois de sua atuação, e até um segundo antes de entrar em cena, o elefante permanece preso, quieto, contido somente por uma corrente que aprisiona uma de suas patas a uma pequena estaca cravada no solo.

Sem dúvida alguma a estaca é só um pedaço de madeira, enterrado alguns centímetros na terra.

E, ainda que a corrente seja grossa e poderosa, é óbvio que esse animal, capaz de arrancar uma árvore com sua própria força, poderia, com facilidade, arrancar a estaca e fugir.

O "mistério" é evidente! O que o mantém, então? Por que não foge?

O elefante não escapa porque esta amestrado, dominado.

Se está amestrado, por que o prendem? O elefante do circo não escapa porque tem permanecido atado desde muito, muito pequeno.

Imagine o pequeno recém-nascido sujeito à estaca. Tenho certeza de que ele puxa, força, faz de tudo pra se soltar. Apesar de todo o esforço, não pôde libertar-se. A estaca é certamente muito forte para ele.

Certamente dorme esgotado e no outro dia continua tentando, e também nos outros dias que se seguem... Até que um dia, um terrível dia para sua história, o animal aceita sua impotência e se conforma com seu destino.

O Elefante enorme e poderoso que vemos no circo não escapa porque crê, realmente, o pobre, que não pode. Ele tem o registro e a recordação de sua impotência, daquela impotência que sentiu pouco depois de nascer... E o pior é que jamais volta a questionar seriamente esse registro.

Jamais... jamais volta a colocar à prova sua força outra vez ... E, na verdade, o mesmo acontece conosco!

Vivemos crendo que um montão de coisas "não podemos". Simplesmente porque, alguma vez, quando éramos crianças, tentamos e não conseguimos.

Fazemos, então, como o elefante: gravamos em nossa memória: "Não posso...

Não posso e nunca poderei.

Crescemos carregando essa mensagem que impusemos a nós mesmos... e nunca mais voltamos a tentar. Quando muito, de vez em quando, sentimos as correntes, fazemos soar o seu ruído, ou olhamos com o canto dos olhos a estaca e confirmamos o estigma: "Não posso e nunca poderei!"

A única maneira de tentar de novo é colocando muita coragem em nossa cabeça e em nosso coração!" E os nós? Porque muitos não conseguem romper? O que poderia estar causando a paralisia emocional ou espiritual?

Publicado no Jornal O Sentinela no dia 13/04/2011

05/08/2011

HIV

Nesta semana resolvi falar sobre este assunto que julgo, não ser mais um “tabu” como era antigamente, e talvez por este motivo torne-se objeto de preocupação novamente. Claro que não tenho momentaneamente dados concretos sobre o percentual de casos existentes em nosso município, porém pelo que se nota ou a impressão que se tem é que tudo parece estar muito “light”, as pessoas parecem estar despreocupadas em relação a esta doença que até então não existe cura.

Tem-se a impressão de que São Francisco está imune do contágio do vírus HIV, lembro-me que em outra oportunidade no programa radiofônico que apresento na Rádio 104,9 FM, abordei o assunto e logo recebi a manifestação emocionada, de uma mãe, que tem um filho ainda adolescente e se preocupa muito com a questão.

Falando em adolescente, quero aproveitar para dar aquela dica legal pra meus amigos que compõem a grande massa da juventude assisense, da qual eu ainda me considero integrante: “Não dêem chance para o azar! Previnam-se sempre, não importa com quem seja! Já ouviram falar aquele bordão que diz: Quem vê cara não vê coração!”

Isto passa a fazer muito mais sentido quando descobrimos que a infecção do vírus após ocorrer, tem um prazo chamado de janela imunológica que perdura por três meses, neste período a infecção dificilmente é detectada nos exames anti-hiv. Passando esta fase, já é possível identificar o vírus nos exames, porém a pessoa continua normal, se sente bem e tudo mais, inclusive fica livre por ai infectando outras pessoas, talvez até sem saber, uma vez que os sintomas podem levar de oito a onze anos para se manifestarem.

Reconsiderando a questão, veja que temos motivos de sobra para nos preocuparmos muito, ainda mais porque ninguém fala no assunto, campanhas estão perdendo a força, eu particularmente não as vejo mais. Motivado por esta dúvida deixo aqui a promessa de procurar a Secretária da Saúde para realizar uma entrevista, para termos dados mais concretos a respeito do número de casos. Desta forma tenho certeza que muita gente vai ficar esperta, a partir de tal informação.

Pois muitas pessoas estão infectadas e não descobriram ainda porque não tem o hábito de realizarem exames de rotina, e ai, quando são solicitadas a fazerem por um motivo muito comum como a doação de sangue, recebem a terrível notícia.

Fica aqui então o alerta de que não estamos num paraíso onde a AIDS não existe ou não nos atinge, temos casos e provavelmente muitos ainda a descobrir. Tenha amor pela sua vida e pelas pessoas que amam você, não as faça sofrer. Tenha amor pelo seu semelhante...

04/08/2011



Tenho acompanhado, muito feliz, o destaque e evolução que vem tendo uma conterrânea minha chamada “Yse” (apelido carinhoso), ela com sua Loja Yse Makeup está quebrando paradigmas e usando deste grande e potente instrumento de aproximação dos povos, a internet, para levar a elegância, bem estar, beleza, maior poder de sedução e requinte as lindas e exuberantes mulheres brasileiras.

Através de seu blog ela ensina as meninas mulheres a maquiarem-se de forma simples e prática, através de tutoriais da beleza que ela mesmo produz, mostrando que vende algo que ela compra também, e que usa. Isto no ramo comercial é muito importante, não vender aquilo que você não compraria.

O blog é recheado com dicas e informações valorosas para este mundo da vaidade feminina, inclusive registro aqui que também encontrei dicas para os rapazes não fazerem feio frente as princesas que saem produzidas pela Yse Makeup. Vale apena conferir!

No início deste texto falei que ela levava bem estar e aqui ratifico e complemento com : auto confiança, culminando em pura felicidade, pois uma pessoa que se cuida, que preza por sua boa aparência, tem maiores chances na disputa por um trabalho, na paquera ou até mesmo na hora de vender algo.

A nossa aparência também constrói a imagem que as pessoas terão de nós, enfim, seja linda do começo ao fim, porque muitos dizem que a primeira impressão é a que fica, eu já penso que a última imagem também fica, porque não adianta você chegar como uma princesa e sair como uma plebléia, a última impressão enfraquecerá a primeira.

Por isso lindas mulheres, vão para o mundo da beleza da Yse Makeup, nós homens agradecemos. Valeu Yse, Sucesso!

02/08/2011

Bonde do Balanço fez Manoel Viana sair do chão na IX Mercomix

 
 A banda mais uma vez fez Manoel Viana, dançar e curtir muito, num show que definitivamente não deixou nada a desejar, a expressão de satisfação dos que lá estavam era visível. Foi o último dia de show, os visitantes da feira, não se arrependeram de ficar no domingo a noite para prestigiar o Bonde do Balanço e conhecer o GDO do Forró que numa linha de carisma e simpatia também encantaram o público. O Bonde que já havia tocado junto com o GDO em outras cidades, apresentaram um repertório que em nada conflitava com o deles, proporcionando aos participantes da festa ouvir e dançar diversas músicas sem serem repetidas pelas bandas. Todo este sucesso e reconhecimento que vem tendo o Bonde do Balanço, é muito merecido, pois seus integrantes batalham muito para a cada show apresentarem um trabalho de qualidade, o comprometimento e a química de cada um é que resultam no que você vê nos shows. Um show, divertido e dançante, do começo ao fim... Parabéns ao Bonde do Balanço e parabéns a Manoel Viana pela excelente feira que apresentaram aos seus visitantes.