08/07/2010

Você age com falsidade?


A grande maioria das pessoas consegue facilmente perceber e apontar a falsidade alheia. Porém, eu pergunto: quem tem a coragem de descobrir e encarar a falsidade com que age para com os outros em suas relações? Creio que bem poucas pessoas reconhecem essa atitude em si mesmas. Infelizmente, esta é a realidade oculta, que impera na quase totalidade das relações humanas: há muita falsidade. Neste caso, podemos dizer que as pessoas, quando fazem algo de bom para alguém, não o fazem simplesmente por terem um desejo verdadeiro e incondicional em fazê-lo, mas fazem com uma intenção oculta de conseguirem receber algo em troca. Não há nada de errado nisso, pois costumamos dizer que no Universo tudo é troca.

O problema está no fato das pessoas não assumirem, pelo menos para si mesmas, que fazem o bem para alguém, porque gostam de fazer, claro, mas também o fazem porque querem, sim, algo em troca. Isto é natural, é a lei do "dar e receber". Mas seria muito mais natural se não houvesse uma condição sutil, dissimulada e falsa nisso. Muitos, ao lerem este texto, poderão se sentir ofendidos e dirão: eu não faço isso, sou bondoso de verdade e faço para o outro somente porque gosto e quero! Se for este o caso de alguns, e se for a pura verdade, provavelmente, será porque essas pessoas já reconheceram essa negatividade em si e já a trabalharam a ponto de estarem mais "purificadas e iluminadas" nesse sentido, então, realmente, essas pessoas não se enquadram neste contexto.

Porém, se este não é o caso, sinto muito afirmar, mas não há como negar a falsidade latente que existe nos seres humanos. Neste caso, então, eu pergunto a você: já teve a coragem de fazer uma busca dessa verdade em si? Se sim, conseguiu encontrá-la e a reconheceu? Se sua resposta for sim para ambas as perguntas, fico feliz, pois, então, você sabe do que estou falando e já deve estar bem avançado em seu processo de purificação. Mas se ainda não fez essa busca, tenho certeza que, se a fizer com muita humildade, e desejar de verdade conhecer as respostas, inevitavelmente irá descobrir que já interagiu ou interage de forma falsa em suas relações. Bem, isto realmente não é algo fácil de se encarar. Há que se ter muita boa vontade e coragem mesmo, pois, no primeiro momento, ao descobrir a verdade, normalmente a pessoa sente certa vergonha e decepção consigo mesma. Tudo bem, é natural, faz parte.

Constatar nossas falhas não é algo fácil mesmo, mas com certeza vale muito à pena pois traz muita paz para o nosso coração. Nâo se deve fugir ao momento da descoberta e das sensações desagradáveis, pois essa realidade é algo que existe dentro da pessoa, a incomoda, mas ela apenas não tem consciência disso. Realmente é muito ruim, para uma pessoa que se achava o mais dadivoso e bondoso dos seres, descobrir que também é falso, egoísta e que tem uma grande capacidade de manipular situações e pessoas em seu próprio benefício. Não é algo simples, uma pessoa descobrir que tudo o que mais abominava nas atitudes falsas dos outros, existe também dentro dela. Porém, com a coragem de enfrentar essa realidade, a pessoa é tomada por um estado de humildade que jamais havia experimentado antes.

E toda essa descoberta passa a não doer tanto, e isso acontece por conta da aceitação dos fatos. A partir disto, a pessoa já será capaz de começar a fazer uma avaliação mais profunda de suas relações, pois agora, não só apontará a falsidade do outro, mas reconhecerá também em si, a mesma falsidade. Então, não cobrará mais o outro, mas sim reconhecerá a responsabilidade de cada um, e assumirá a sua. Nesta avaliação, a pessoa poderá encontrar o significado mais profundo e divino dessas relações e passará a valorizar ainda mais cada uma delas, resgatando os valores mais preciosos que há em seu coração, no que diz respeito às suas intenções em suas relações.

Com isso, a pessoa também será capaz de assumir que quer e pode, sim, fazer o bem para o outro, mas que também quer receber. Isto é nosso, de direito. Porém, a pessoa também poderá perceber que o recebimento não necessariamente deverá ocorrer do tipo "toma lá, dá cá", mas sim, que acontecerá da forma natural, de acordo com o que a "vida entender" que é o melhor para ela. Se este texto mexeu com você, inclusive de forma "negativa", deixo uma sugestão bem simples: busque respostas com relação a isto, vá além, saia de suas limitações e seus medos de encontrar as verdades das quais não gosta.

Contato: marcosmonteiro9@hotmail.com
Publicado no Jornal O Sentinela no dia 8/7/2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário