12/06/2010

Personalidade


Muitas vezes escutamos falar, em linguagem popular, de "personalidade" fazendo referência a uma realidade herdada que não muda e que é permanente. Atribui-se a essa "personalidade" o tipo de comportamento de cada pessoa. Mas, na verdade, penso que na realidade é bem diferente, pois o termo personalidade nada mais é do que uma palavra que descreve um conjunto de condutas habituais numa pessoa. Personalidade, ética, moral na verdade estão todas interligadas e embora possuam conceitos fáceis de compreender, tornam-se complexas quando analisadas. É assim como utilizando o termo personalidade para explicar tudo, finalmente não conseguimos explicar nada.

Geralmente ficamos pensando por que uma pessoa é extrovertida ou tímida e a resposta mais comum é: "Porque a sua personalidade é assim". Esse tipo de resposta é semelhante a dizer: "Por que fulano é tão veloz correndo? E responder: Porque ele é rápido."

O verdadeiro motivo de ser veloz não deveria ser procurado na suposta rapidez, mas no tipo de musculação, alimentação, tempo de treinamento, etc.

Esse exemplo ajuda a compreender que a mesma coisa acontece com conceitos psicológicos tais como extroversão, introversão, timidez, agressividade, etc, pois esses termos não explicam coisa nenhuma. Acredito que a verdadeira origem de todo comportamento reside no aprendizado que a pessoa realizou durante toda a sua vida. Neste ponto podemos até abordar uma questão que tenho certeza que alguém já ouviu: "Fulano não tem cultura!" Isso é um absurdo, a afirmativa da frase anterior responde esta questão, todas as pessoas tem cultura, elas adquirem cultura a partir do nascimento, toda sua vivência produz cultura, aprendizado junto ao povo onde vivem, ao meio que as rodeia.

Algumas não contentam-se e buscam um aprendizado maior, saem de seu meio e vão conhecer novas costumes, outros povos, enfim proporcionam-se uma vivência com outras pessoas de realidades diferentes, desta forma aprimorando seus conhecimentos que resultam em maior cultura. Ai são consideradas pelas sociedade como pessoas cultas. Bom após este parêntese para falar sobre cultura voltamos ao assunto em tela.

Penso que os comportamentos são aprendidos através de diferentes mecanismos e quando examinamos condutas, a herança genética não é deva ser a de maior peso. Todos os comportamentos, pelo fato de serem aprendidos, podem ser modificados e melhorados, por mais enraizada que esteja esta conduta, sempre poderá ser mudada.

Grande parte do nosso comportamento está voltado ao relacionamento que estabelecemos com as outras pessoas e, nessa inter-relação, vejo que as pessoas comportam-se de 3 maneiras diferentes:

- De forma passiva: via de regra, a pessoa passiva, cala ou dissimula as suas próprias idéias através de diferentes meios. Se nos considerarmos inferiores aos outros e antepomos os seus desejos e preferências aos nossos, certamente não diremos aquilo que pensamos.

- De forma agressiva: quando consideramos que os outros estão num nível inferior ao nosso; que os seus desejos ou os seus direitos não valem muito confrontados aos nossos e que, mais do que nada devemos impor a nossa opinião, agimos de maneira agressiva.

Entre esses dois modos de inter-relação com as pessoas (passiva e agressiva) existe um terceiro modo que seria o adequado. Denomina-se ASSERTIVO.

-De forma diplomática: quando interagimos com os outros num nível de igualdade, permanentemente levamos em consideração os nossos direitos, bem como os direitos das outras pessoas. É nesse momento no qual estamos sendo diplomáticos, ou seja, manifestamos como nós somos em verdade, podemos dizer as coisas do nosso modo, segundo os nossos direitos, mas sem agredir ninguém, com um tom de voz ou mesmo a forma de olhar.

Seja qual for o nosso estilo de conduta, como já dissemos, sempre poderá ser modificado. Para melhorarmos, devemos levar totalmente a sério esse objetivo e estarmos dispostos a assumirmos riscos.

Como disse Raul Seixas: "Prefiro ser uma metamorfose ambulante do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo."

Desejo aos nossos amigos leitores e em especial aos nossos assinantes um excelente FEICASSIS.

Contato: marcosmonteiro9@hotmail.com
Publicado no Jornal O Sentinela no dia 02/06/2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário