10/09/2010

A sede do saber


O título acima nos abre um leque muito grande de possibilidades que podemos imaginar quando pensamos em "buscar conhecimento". No nosso cotidiano, fazemos isto o tempo todo. A cada momento aprendemos coisas novas e passamos por situações inesperadas em nossas vidas, enfim, mesmo que não façamos esforço nenhum para adquirir conhecimento ele vem até nós. Evidentemente que falo do conhecimento empírico, o qual acontece no decorrer do dia, através de tentativas e erros num agrupamento de idéias, pelo senso comum, pela forma espontânea de entendermos as coisas. Uma forma de conhecimento superficial, sensitiva e subjetiva, ou seja, é o tipo de conhecimento que não precisa ter comprovação.

Num passado recente, este tipo de conhecimento tinha uma importância muito grande, usando como exemplo a administração de uma empresa, onde seus donos norteavam-se pelo "achismo", pelos "fatos históricos", ou seja, tomavam decisões seguindo suas intuições, baseados naquela velha história de "sempre foi assim". Outro exemplo no mesmo seguimento, eram as empresas rurais, que ao realizarem o plantio e determinados procedimentos baseavam-se no "sempre foi assim". Desconsiderando que existem técnicas para o plantio e todos os demais procedimentos realizados dentro de uma empresa rural, que poderiam otimizar os resultados obtidos, bem como numa empresa na cidade, se tiver uma forma correta de gestão poderá ter excelentes resultados e algo muito importante, se manter num mercado altamente competitivo.

Enfim, fiz questão de traçar esta linha de raciocínio para demonstrar o quanto é importante o conhecimento, para tudo em nossas vidas, inclusive para ser um cidadão responsável e comprometido com o meio social. Diante disto, não posso deixar de parabenizar diversas pessoas de nossa comunidade que receberam o certificado de conclusão dos cursos de Gestores Públicos Municipais, Formação de Agentes de Cidadania e Formação Política, evento que estive presente através do convite da formanda Professora Eva Carvalho e também na formatura ocorrida no ano passado fui convidado para realizar o Cerimonial de entrega dos certificados. Estas pessoas na busca de aperfeiçoarem-se como profissionais e cidadãos realizaram cursos que foram oferecidos pela Fundação Ulysses Guimarães, abrangendo conteúdos que foram desde o conhecimento da ciência política, bem como o entendimento do papel dos Poderes Legislativo e Executivo, direitos e deveres, e o preparo para ser um agente de cidadania. Todo este conhecimento foi disponibilizado, de forma gratuita e sem distinção de partidos, tendo a colaboração imprescindível do Senhor Mariano Carvalho, o qual desempenhou a função de Mediador das turmas, difundindo o conhecimento para mais de novecentas pessoas, de forma voluntária. Por esta atitude louvável deste ser humano, pelo seu desprendimento, quero de uma forma muito especial parabenizá-lo e desejar que Deus lhe dê muita sabedoria e vida para que possa continuar este bonito trabalho de educar o nosso povo.

Da mesma forma quero parabenizar a todos os formandos pela dedicação e dizer que se queremos um mundo melhor, temos que começar melhorando o lugar onde moramos, a nossa cidade e para isto cada um precisa fazer a sua parte, cada um precisa dar a sua parcela de colaboração, precisamos ajudar os administradores, afinal, eles estão lá nos representando, devemos sim ajudar, dar idéias, participar das audiências públicas e cobrar, mas saber o que cobrar, e vocês agora possuem um entendimento bem maior do funcionamento da máquina pública e saberão fazer isto muito bem.

Publicado no Jornal O Sentinela no dia 10/09/2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário