26/01/2011

Big Brother Brasil, lixo cultural

Caro leitor de minha coluna, você que lê assiduamente meus textos, com certeza irá lembrar-se deste que foi publicado no ano passado. Por estarmos novamente sendo submetidos a tal atração na principal rede de televisão aberta e também pelo fato de estarmos em período de férias, julgo ser oportuna esta reprise, que no mínimo provoca questionamentos a respeito do assunto em tela.

Como não sou um apreciador do BBB, não sei exatamente há quanto tempo à nova edição já está no ar. Mas de fato tem sido o maior espetáculo brasileiro da "vida real", bom pelo menos isto é o que a Globo tenta nos induzir a pensar. Para mim, não é nada disto, pois nem de perto espelha a vida real do povo brasileiro, se quisessem isto então teriam que colocar na casa: um mendigo, um flagelado, um analfabeto, um colono, um artista (de preferência o que passa o chapéu pra ganhar um dinheirinho), um interno da Febem, um traficante e, para equilibrar, um político corrupto. Ah, não se esquecendo do policial e do jogador de futebol. Aí, quem sabe, nos olhemos no espelho da nossa realidade e enxerguemos onde é que está à verdadeira "cara do Brasil".

Os personagens da novelinha já apresentados possuem uma faixa etária de pessoas consideradas bem jovens, considerando que o Brasil possui uma perspectiva de vida de mais de 70 anos sendo que o número de negros e pardos representam 45% do contingente populacional e em que a maioria das pessoas trabalham nos setores de serviços, na área agrícola ou no comércio, segundo dados do IBGE. Enfim, um país em que a população oscila, cada vez mais, entre pessoas subnutridas ou com sobrepeso, o programa se apega à estética da mídia, escalando integrantes de porte atlético. Ainda assim, o BBB é chamado de "show da vida real"!

Com certeza, o Big Brother Brasil não se assemelha em nada à minha vida. Não me pareço com aqueles personagens nem vivo confinado em uma mansão, alternando meus horários entre piscina, academia de ginástica e confabulações em grupo.

Sinceramente não vejo contribuições deste programa, considero um lixo cultural. E me pergunto, porque a Globo não faz um programa diferente, dando sim prêmios às pessoas, talvez realizando sonhos, mas um programa com outro propósito, poderia sim ter disputa, mas que fosse de uma forma mais proveitável.

Estamos vivendo sob o domínio da mídia, que fabrica artistas, que se tornam influentes da noite para o dia, agora não mais pela sua produção cultural, mas sim pelo tempo de exposição na mídia, o que o BBB por sua vez, traz grandes contribuições para estes. Principalmente para aqueles que têm a medíocre curiosidade sobre a vida íntima dos famosos, e isto não para de crescer, a ponto de tornar imperceptível o limite entre o público e o privado, para isto também o BBB contribui, mas também é só.

A Globo jamais colocaria no ar um programa que fosse dar prejuízo, fico imaginando o faturamento dela a cada paredão, talvez seja o equivalente ao valor que pagará pelo prêmio final do jogo. O povo corre e vota para alguém sair,como se aquilo fosse um dever do cidadão, sendo que muitas vezes nem lembra em quem votou na última eleição.
Publicado no Jornal O Sentinela no dia 26/01/2011

13/01/2011

12/01/2011

Bonde do Balanço lançou seu primeiro CD

A banda genuinamente assisense, neste último dia primeiro lançou com muita felicidade seu primeiro CD Minha Mania, já tão aguardado pelos seus fãs, admiradores e incentivadores. A festa de lançamento ocorreu no ginásio municipal de esportes, onde dividiram o palco com os Federais.

O interessante a ressaltar além da evolução que está tendo a banda é o fato da aceitação do público, pois como é de conhecimento, houve uma a poucos meses uma nova formação do Bonde, após a maioria dos componentes terem se desligado do mesmo. Em poucos meses reergueu-se com força total, apresentando sua nova formação no show da nossa FEAGRO e a partir desta data foram chamados para tocar em diversas outras cidades, até a confecção do CD. Pois após estarem com o disco em mãos já participaram do jornal do almoço em Uruguaiana, a qual abrange a região da fronteira, no dia 08 tocaram em Jaguari e nesta última semana, dia 09 participaram de um programa em Santa Maria, no canal 20 da Net (Cidade Net), onde tocaram três músicas de seu disco, no dia 15 tocarão em Candelária (Vale do Sol), 21 em Novo Cabrais (Abertura do Show do Tchê Chaleira), 22 na Bombai (Santa Maria), 29 em Cacequi, com a gravação de seu DVD e 30 em Manoel Viana (Planeta Ibicuí) em fevereiro já estão programados para tocar no dia 05 em Itaara (Parque Serrano “Balneário”) e 06 em Restinga Seca num evento da Rádio Tchê.

Neste período também tocaram em casas de renome na região como o Corujão em Santa Maria, no Hangar em Alegrete, no Center Hall em Santiago, enfim, a rapaziada está levando o nome de São Chico a diversas cidades e o mais importante, de uma forma bonita, proporcionando alegria para as pessoas.

Nesta semana no site da banda – www.bondedobalanco.com.br – está postada uma matéria agradecendo as assisenses Duda Lima e Andressa Margutti, as quais surpreenderam os meninos com um Fã Clube, organizado pelas mesmas e com um número bem razoável de participantes, segundo informações das mesmas, estão confeccionando camisetas da banda e convidam quer tiver interesse a entrar em contato, para isto é só você acessar o site acima, ir no menu links, acessar o Fã Clube, que lá terá o contato das pessoas responsáveis.

Bom diante de tanta dedicação seria inevitável que o sucesso batesse em sua porta e a nós como assisenses resta torcer para que mais longe eles cheguem, pois dessa forma é a nossa terra indo também ao conhecimento de novos povos, como sendo o berço de grandes talentos.

Sucesso, Bonde do Balanço e o que balanço do bonde, o qual encanta tantas pessoas, continue cada vez mais intenso e que as novidades boas, inovações, como é prometido pelos integrantes não parem. Pois desta forma será cada vez mais como dizem os integrantes do fã clube “Bonde do Balanço, a nossa Mania”.