29/03/2010

ONG Acolher promove palestra sobre Bullying Escolar




    A ONG Acolher preocupada com o bem estar social, além de desempenhar suas atividades para isto, na parte que lhe é possível, tenta ampliar suas potencialidades trazendo para discussão assuntos que envolvem a família, a sociedade e a rede escolar, é o caso do Bullying escolar, uma palavra que não tem tradução exata para o português, mas que caracteriza-se pela agressão por crianças e adolescentes, aparentemente sem um motivo.
    Agredir; amedrontar; assediar; aterrorizar; bater; chutar; discriminar; entre muitos outros atitudes caracterizam o chamado BULLYING. Pela parte da manhã, seguida da abertura oficial, teve uma apresentação a cargo da escola especial, conforme a foto, onde aparece a aluna Dara fazendo uma performance, ensaiada com carinho para o momento, logo após esta apresentação, a Juíza da Comarca de São Francisco de Assis, Dra. Cleusa Ludwig, falou sobre a ONG, logo após o palestrante principal deu início a sua palestra, o Vereador de Porto Alegre, Mauro Zacher. Importante ressaltar que ele é o criador da lei anti-bullying na capital e por isto foi premiado internacionalmente.
    Na parte da tarde teve a participação do Promotor de nossa cidade, Dr. Luiz Antônio Barbará Dias, o qual falou sobre a indisciplina nas escolas, atos infracionais e a posição do Ministério Público frente a isto. Logo após esta palestra voltou o Vereador Mauro Zacher para novamente palestrar.
    O evento que tinha como pretensão ser uma palestra virou num seminário de sucesso diga-se de passagem, porque deu casa cheia nos dois turnos, manhã e tarde o Centro Cultural esteve lotado.
    Isto, nos deixa muito felizes, por perceber o quanto nossa comunidade está atenta aos males sociais e cada vez mais disposta ao diálogo e a reflexão.
    Neste evento, tive o prazer de ser o cerimonialista, a convite da Presidente da ONG, da qual também eu faço parte, Saleti Valença. Abaixo transcrevo o texto que escrevi para a abertura do evento.
    "Os tempos modernos nos proporcionam diversas facilidades!
    As atividades do dia-a-dia estão cada vez mais rápidas e esta praticidade em sua grande parte adquirida através do avanço tecnológico deveria a priori nos oportunizar passar mais tempo junto de nossos familiares, no círculo social. No entanto isto não acontece, as pessoas estão sempre reclamando da falta de tempo, empilhando tarefas para as poucas horas de seu dia. E as próprias amizades presenciais estão sendo substituídas por amizades virtuais e a falta de tempo é tanto que o próprio contato com estas amizades virtuais está sendo automatizado, pois diariamente as pessoas que participam destas comunidades de amigos virtuais recebem recados automáticos.
    A globalização, a tecnologia, a modernidade, está nos transformando em seres individualistas, excêntricos e de certo modo nos tapando os olhos para os reais problemas sociais, afinal estamos vivendo um mundo virtual.
    Muitas vezes esquecemos que dentro das escolas estão os educadores tentando resgatar valores e dentro da ética e atitude comportamental, formar cidadãos comprometidos com o meio em que vivem.
    Dentro das muitas dificuldades enfrentadas no dia-a-dia, surge mais uma, que momentaneamente não existe nem tradução para nossa língua, mas infelizmente traduz-se nos sintomas de : Agredir; amedrontar; assediar; aterrorizar; bater; chutar; discriminar; entre muitos outros que através de suas formas traduzem o chamado BULLYING, atitudes agressivas intencionais praticadas sem motivação aparente, por crianças e adolescentes.
    Algo que realmente vem preocupando de forma intensa a ONG ACOLHER, que cumprindo seu papel social e comprometida com o bem estar da sociedade, principalmente dos adolescentes, proporciona no dia de hoje este significativo encontro para discutir, esclarecer e orientar sobre este mal social. Pois qualquer um de nós poderá ser vítima dele".

Um comentário:

  1. Obrigada por vc fazer parte da ONG ACOLHER. E esse seminário proporcionou a toda a sociedade ficar mais informada sobre o bullying. com certeza iremos ter outras palestras com outros temas em que o adoelscente e a escola precisem de orientações.

    ResponderExcluir