25/03/2010

Big Brother Brasil, lixo cultural.


Como não sou um apreciador do BBB, não sei exatamente a quanto tempo a nova edição já está no ar. Mas de fato tem sido o maior espetáculo brasileiro da "vida real", bom pelo menos isto é o que a Globo tenta nos induzir a pensar. Para mim, não é nada disto, pois nem de perto espelha a vida real do povo brasileiro, se quisessem isto então teriam que colocar na casa: um mendigo, um flagelado, um analfabeto, um colono, um artista (de preferência o que passa o chapéu pra ganhar um dinheirinho), um interno da Febem, um traficante e, para equilibrar, um político corrupto. Ah, não esquecendo do policial e do jogador de futebol. Aí, quem sabe, nos olhemos no espelho da nossa realidade e enxerguemos onde é que está à verdadeira "cara do Brasil".

Os personagens da novelinha já apresentados possuem uma faixa etária de pessoas consideradas bem jovens, considerando que o Brasil possui uma perspectiva de vida de mais de 70 anos sendo que o número de negros e pardos representam 45% do contingente populacional e em que a maioria das pessoas trabalham nos setores de serviços, na área agrícola ou no comércio, segundo dados do IBGE. Enfim, um país em que a população oscila, cada vez mais, entre pessoas subnutridas ou com sobrepeso, o programa se apega à estética da mídia, escalando integrantes de porte atlético. Ainda assim, o BBB é chamado de "show da vida real"!

Com certeza, o Big Brother Brasil não se assemelha em nada à minha vida. Não me pareço com aqueles personagens nem vivo confinado em uma mansão, alternando meus horários entre piscina, academia de ginástica e confabulações em grupo.

Sinceramente não vejo contribuições deste programa, considero um lixo cultural. E me pergunto, porque a Globo não faz um programa diferente, dando sim prêmios às pessoas, talvez realizando sonhos, mas um programa com outro propósito, poderia sim ter disputa, mas que fosse de uma forma mais aproveitável.

Estamos vivendo sob o domínio da mídia, que fabrica artistas, que se tornam influentes da noite para o dia, agora não mais pela sua produção cultural, mas sim pelo tempo de exposição na mídia, o que o BBB traz grandes contribuições para estes. Principalmente para aqueles que tem a medíocre curiosidade sobre a vida íntima dos famosos, e isto não para de crescer, a ponto de tornar imperceptível o limite entre o público e o privado, para isto também o BBB contribui, mas também é só.

A Globo jamais colocaria no ar um programa que fosse dar prejuízo, fico imaginando o faturamento dela a cada paredão, talvez seja o equivalente ao valor que pagará pelo prêmio final do jogo. O povo corre e vota para alguém sair,como se aquilo fosse um dever do cidadão, sendo que muitas vezes nem lembra em quem votou na última eleição.

Texto publicado no Jornal O Sentinela no dia 18/03/2010

Um comentário:

  1. Excelente texto. Opinião polêmica, já que "se deduz" que a maioria do povo brasileiro acha o máximo esse "show da vida real" hahaha. Mas tenho certeza que milhares de pessoas concordam com você, pena que muitos não expõem o que realmente pensam. Parabéns

    ResponderExcluir