04/11/2010

Concorrência


Seguidamente ouve-se falar nos noticiários sobre as várias formas de concorrência, monopólio, oligopólio, enfim, termos que para muitas pessoas não são tão familiares, muito embora possamos ter isto muito próximo a nós.

Desta forma para esta semana resolvi conceituar estas palavras que a bem da verdade expressam as várias formas possíveis de concorrência, um texto mais técnico, porém não menos interessante, principalmente pelo seu cunho educativo e informativo.

Podemos dizer que a Concorrência Monopólica é a disputa por um mercado de bens ou serviços, entre produtores, para angariar uma fatia maior de clientes.


As variáves que orientam a concorrência mercadológica são o preço, a qualidade do produto, a disponibilidade dos pontos de venda e a imagem do produtos frente aos consumidores. Diferente da concorrência perfeita, a concorrência monopólica caracteriza-se pelo fato de empresas que produzirem produtos diferenciados, embora semelhantes.

Entre os vários exemplos de concorrência monopólica é possível citar: Marcas de sabonete; Marcas de refrigerante; Marcas de sabão em pó. Já o Monopólio tem sua origem do grego monos (um) + polein (vender), ou seja, é uma situação onde uma única empresa detêm o mercado de determinado produto ou serviço, impondo o preço aos que a comercializam.

Quando há uma situação de concorrência perfeita, a existência de concorrentes evita a fixação arbitrária de preços, estabelecendo-se de acordo com as condições do mercado e com a tendência de permanecer em patamares próximos ao custo de produção das mercadorias. Os monopólios podem surgir devido a características particulares do mercado ou devido a regulamentação governamental, o monopólio coercivo.

O monopólio é caracterizado pela presença de barreiras de entrada, como: Economias de escala, onde pequenas empresas não conseguem reproduzir os custos de produção como uma grande empresa; Direitos autoriais e patentes; Propriedade exclusiva de matéria-prima; Influência política.

Entre os vários exemplos de monopólio é possível citar: Energia elétrica; Telefonia; TV a cabo. A legislação da maioria dos países proíbe o monopólio, com exceção dos monopólios governamentais, como os Correios no Brasil. O Oligopólio deriva do grego oligos (poucos) + polens (vender), ou seja, um grupo de empresa tem o domínio de determinada oferta de produtos ou serviços.

Para acontecer o oligopólio, alguns elementos são necessários como a existência de poucas firmas, a homogeniedade dos produtos e a presença de barreiras para a entrada de novos concorrentes. As formas básicas de oligopólio são: Cartéis (coligação de vários estabelecimentos em favor próprio); Trustes (fusões de várias empresas); Holdings. Entre os vários exemplos de oligopólio é possível citar: Montadoras de veículos (Ford, WV, Fiat...); Laboratórios farmacêuticos; Aviação (TAM, GOL...). O modelo duopólico é caracterizado pela existência de apenas duas empresas no mercado.

Marcos Monteiro
      Contador

Contato: marcosmonteiro9@hotmail.com
Publicado no Jornal O Sentinela no dia 07/10/2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário