04/11/2010

Você já decidiu em quem votar no segundo turno?


Segundo turno está ai e evidentemente você já deve ter decidido em quem dar o voto de confiança.

O voto é a forma legal de escolher quem nos representará politicamente e o alistamento eleitoral é condição indispensável ao exercício da cidadania, já que através dele, o cidadão torna-se eleitor.

No Brasil, o alistamento é obrigatório aos maiores de dezoito anos e facultativo, aos analfabetos e aos maiores de setenta anos. É facultativo também, aos maiores de dezesseis e menores de dezoito anos e, vedado aos estrangeiros e aos jovens recrutados para o serviço militar obrigatório.

Neste ano vivemos momento de escolha, onde no dia 3 escolhemos senadores, deputados estaduais e federais e o governador do nosso estado. Agora estamos a caminho da escolha do Presidente do País, por isso, é necessário assim como nas escolhas feitas anteriormente, muita seriedade e responsabilidade na hora de depositar o voto na urna.

Com o nosso voto, delegamos nossas funções para outras pessoas, alguém que julgamos que vá nos representar muito bem. Alguém que lute por nossos direitos.
Diante deste quadro em que politicagem virou sacanagem, temos que mudar nossa maneira de votar. Pois candidatos a político, tem muitos, mas fazer política em favor do povo são muito poucos.

Devemos estar cientes da responsabilidade do nosso candidato eleito, temos que eleger alguém que seja nosso espelho, que tenha os mesmos ideais, que veja o país da mesma forma que vemos, que suas necessidades também sejam as nossas, e que suas propostas fechem com meus objetivos. Alguém que seja leal, íntegro, verdadeiro, que saiba o que é ter moral; alguém por quem nos orgulhe de votar nele. Tenho que verificar se ele já atuou em algum período como político e quais foram seus feitos. E se ele for candidato pela primeira vez, tenho que examinar seus projetos. E além disso, temos que analisar os ideais do partido a qual pertence nosso candidato, e quais as filosofias do partido. Não podemos dar nosso voto a alguém que pertença ao bando de corruptos, alguém que seja filho do suborno, alguém que queira trocar meu voto por um prato de comida, ou que tenha me feito pequenos favores, pois este, provavelmente será aquele que quando eleito vai me tirar a comida.

Não podemos vender e nem trocar nosso voto por nada. Nosso voto é muito precioso, dele depende nosso futuro, o futuro de uma nação, futuro do nosso Brasil.
Procedendo desta forma, e ensinando aos que estão próximos de nós, a agir como nós, pelo menos é um bom começo para votar certo.

Não esqueça que voto não tem preço, tem conseqüências! Que a sua consciência faça você efetuar a melhor escolha para todos nós. Boa Sorte!

Publicado no Jornal O Sentinela no dia 14/10/2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário