25/11/2010

A importância de saber falar uma segunda língua


No início quando vimos diversas escolas de idiomas abrindo suas portas nas cidades de todo o país, ficamos pensando o quanto as pessoas estão se interessando em aprender uma nova língua. E se tantas pessoas procuram essas escolas é porque com certeza deve haver algum benefício em se aprender uma segunda língua.
Há algum tempo atrás ter um segundo idioma era apenas um diferencial, era algo que estava restrito a um grupo de pessoas. Hoje a coisa já está bem diferente, falar outra língua tem se tornado uma necessidade fundamental para profissionais atuantes das mais diversas áreas, e também para quem quer agregar um valor a mais em seu currículo, para que na hora de entrar no mercado de trabalho você esteja um passo a frente de muitas pessoas.
As pessoas que se graduam em Letras, por exemplo, na maioria das vezes procuram se especializar com programas de pós-graduação em cursos de Língua Espanhola, Língua Inglesa ou Tradução Inglês/Português, pois abrem muitas portas do mercado de trabalho.
Então se você estava refletindo sobre a idéia de fazer um curso de idiomas, já tem mais que motivos para ir correndo fazer a sua inscrição na escola mais próxima de você, pois quanto mais você tiver a oferecer, maiores vão ser suas chances de se destacar entre a concorrência que está cada vez maior, mas como sabemos só os melhores ocupam os lugares tão sonhados. Saber falar uma língua estrangeira nos coloca em contato com novas culuras, novas pessoas, abre um leque de opções simplesmente infinitas na nossa vida.
Ao se comunicar em uma outra língua, estamos elevando a nossa vida a um nível onde pertencemos a uma maior parte do mundo. Falar português nos deixa em contato com um mundo composto de Brasil, Portugal, Angola e alguns outros países de menor expressão. Falar espanhol te amplia para um contato com toda a América Latina, além da Espanha e outros países onde o espanhol é ensinado como segunda língua. Já com o francês, é possível atingir o Canadá, França, além de países como Marrocos. O italiano e o alemão seguem o mesmo princípio, ajudando a ampliar cada vez mais os horizontes.
Ainda não falei do inglês. Preferi deixá-lo num parágrafo separado, pois o inglês é um caso à parte. Falar inglês, hoje, é o mesmo que abrir as portas do mundo. Qualquer que seja a língua nativa de um país, são de 90% as chances de que alguém fale ou mesmo entenda este idioma. Com ele, não só é possível como natural, se comunicar com pessoas que qualquer parte do globo, como se estivessem conversando em sua língua nativa. Na internet, é muito mais fácil encontrar informações em inglês do que em qualquer outra língua. Além disso, o inglês habita boa parte da nossa vida cotidiana: as músicas que ouvimos nas rádios são, em grande número, em inglês. Os filmes que assistimos no cinema, são em inglês com legendas em português, o próprio Orkut, no começo, era em inglês.
Então, para concluir e enfatizar mais uma vez, o domínio de uma língua estrangeira, seja ela qual for, tem o poder de nos colocar em contato com pessoas que possivelmente nunca conheceríamos, nunca saberíamos da sua existência, nos insere em uma nova cultura, em um mundo extraordinariamente novo e deslumbrante. Nos permite fazer parte do todo, e sermos literalmente, cidadãos do mundo.
Publicado no dia 25/11/2010 – Jornal O Sentinela

Nenhum comentário:

Postar um comentário