09/12/2010

Brigas em família

Todos nós sabemos que a família é o centro da sociedade. Pessoas que têm dificuldades no trabalho e no meio social, geralmente, são pessoas que não têm uma base familiar e a falta de uma família estruturada pode afetar a vida de uma pessoa pro resto da vida.

Mas quem nunca passou por um problema familiar? Poucas pessoas têm esse privilégio. Infelizmente as brigas em casa têm feito parte da vida de muitas pessoas, onde muitas delas, sem saber como agir e se comportar diante dessas situações, tem levado a marca das brigas domésticas para a vida profissional, social e até mesmo sentimental.

Por mais que seja difícil conviver com as brigas, você tem que acreditar que um dia elas irão parar e dessa forma você estará evitando sofrimento e tristeza, por mais que você conviva com elas há muito tempo você tem que acreditar que um dia tudo irá se resolver, caso contrário você irá carregar traumas e tristezas pro resto da sua vida. Tenha esperança e fé de que um dia todas as brigas irão acabar. Afinal a esperança é a última que morre.

Não deixe que esses problemas mudem sua personalidade e comportamento fora de casa. Algumas pessoas se tornam agressivas, estressadas e nervosas. Outras fazem de tudo pra chamar atenção das pessoas que convivem com elas, uma vez que não têm a atenção que gostariam em seu lar. Lembre-se que se estressar, se entristecer ou se desesperar não irá trazer solução, procure sempre manter a calma e não deixar que os problemas familiares atinjam sua vida pessoal.

Não procure esquecer as brigas com festas, amigos e noitadas, pois quando você voltar pra casa você irá dar de cara com a realidade e tudo aquilo não irá passar apenas de um momento, isso não fará com que tudo desapareça, será o mesmo que querer “tampar o sol com a peneira”.

Se as brigas têm sido entre seus pais, ou até mesmo entre sua mãe e seu padrasto, ou seu pai e sua madrasta, a primeira lição é não se intrometer. Ás vezes a sua intenção é boa em querer ajudar, mas se intrometer na briga pode piorá-la ainda mais, fazendo com que ela renda ainda mais. Então nunca se intrometa nas brigas e discussões, dessa forma você pode evitar muitas coisas, na hora a vontade é de se intrometer mesmo, principalmente quando há agressão física, mas na verdade se intrometer só irá piorar ainda mais, além de envolver mais pessoas na briga.

Caso as brigas tenham sido entre você e seus pais, lembre-se de ficar calado nos momentos das broncas, por mais que você esteja certo. Na hora da discussão os seus pais não vão querer te ouvir e qualquer palavrinha que você disser será o suficiente para que eles falem o dobro, então espere a hora da bronca passar para poder se justificar ou espere eles darem uma oportunidade de você se defender, caso contrário as brigas renderão. Na hora é difícil, mas você pode estar jogando sua razão pela janela com apenas uma palavra ou uma cara feia.

Muitas vezes saber como lidar com a situação parece não ser o suficiente, principalmente quando não se vê uma solução, não é fácil, mas pode colaborar e muito, ás vezes tudo pode se solucionar apenas com uma conversa sincera e questão de tempo. Tenha calma e creia que tudo irá ser resolvido.

A paciência e a fé são armas fundamentais, que unidas as palavras certas, usadas no momento certo, trarão o resultado esperado.

Publicado no Jornal O Sentinela no dia 09/12/2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário