16/12/2010

O mundo ideal


Poucas coisas se encaixam no modelo de mundo que idealizamos, onde só existe bem-estar, segurança e tranquilidade. Talvez este seja o problema: idealizar. No plano da mente, a coisa aparece pronta e acabada. Imaginamos uma situação - o ambiente, as sensações e até os diálogos.

    Na prática, há sempre a realidade que insiste em não se adaptar a nossos planos. Assim, o emprego tão desejado, a casa tão sonhada, a viagem tão planejada, o relacionamento tão esperado podem ser bem diferentes, porque a vida não segue um script onde tudo está pré-definido. "Caminhante, não existe caminho. Caminho se faz a caminhar", escreveu o poeta espanhol Antonio Machado.
    Claro que existem as condições dadas: sexo, origem, tempo e lugar de nascimento. Mas o poder que temos de nos recriar com essa "matéria-prima" é justamente o que nos faz ser o que somos. Transcender os limites é a glória humana.  

    As comidas têm agrotóxico, a vizinhança não é mais segura, os remédios podem ser um perigo em longo prazo, o ser humano sofre de solidão e o planeta está começando a reagir com fúria. É o que dizem especialistas que frequentam nossas casas por meio da televisão.

    Outros, no entanto, falam de agricultura orgânica, trabalho social, terapias alternativas e reciclagem. Para cada perspectiva sombria, temos focos de esperança e confiança no plano divino para a humanidade. O que faz a diferença é o trabalho que cada um está disposto a empregar em seus projetos propositivos.
    Dá trabalho procurar comida mais saudável. Dá trabalho separar o lixo. Dá trabalho manter o bom humor, a paciência, a simpatia. Dá trabalho investigar o que está provocando insônia, ansiedade e tensão crônicas. Dá trabalho admitir que a dor de estômago, a dor nas costas, a dor de cabeça têm origem em alguma postura incorreta perante a vida, os outros ou nós mesmos. Claro que sim. E dá ainda mais trabalho mudar as coisas que precisam ser mudadas.
    E quando a gente tenta fugir, só faz adiar o problema. É o caso, por exemplo, de quem negligencia a educação de um filho - o que, de fato, não é pouca coisa - porque é "muito trabalhoso" ficar cuidando, monitorando, mantendo a vigilância. Mais na frente, vai ter trabalho dobrado.
    Todas as pessoas que alcançaram resultados realmente positivos em qualquer área repetem que a vitória demandou mais esforço e concentração do que propriamente um dom especial. Mas, ainda insistimos em fantasiar que algum dia, alguma coisa fantástica - seja a loteria, o amor, um emprego ou a descoberta de um caminho - vai surgir na nossa frente como por encanto e mudar nossas vidas. E enquanto sonhamos, a vida acontece.
Publicado no Jornal O Sentinela no dia 16/12/2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário