29/04/2010

Bonde do Balanço é sucesso!


   A banda assisense que conquistou a galera de São Chico e região, vem num processo de desenvolvimento impressionante, pois ao contrário de muitas bandas que ficam tocando anos para depois lançarem suas músicas.
    Com o Bonde, este caminho foi inverso, pois a galera já de cara saiu com uma música que os fez conhecidos, admirados e amados na região, a música Amanhã Sei Lá, de fato caiu na boca do povo. Nós da imprensa ficamos surpresos com a tamanha aceitação que estavam tendo e esperávamos que continuassem explorando o sucesso desta música, quando de repente, a banda chega no meu programa (Conexão 104, o qual apresento com a Duda Lima), para lançar a segunda música, Agora é Tarde, de autoria do pai da vocalista, o DeLeon.
    A música assim como a outra pegou, e pegou muito, a ponto de várias pessoas dizerem: "esta música foi feita pra mim". Estava definitivamente certo que ninguém mais seguraria o Bonde do Balanço. E as rádios começaram a tocar e tocar essas músicas, pois havia uma legião de fãs que pediam as músicas. Mas o que realmente os fãs não esperavam e pra falar a verdade nem nós, da imprensa, é que viria uma terceira música, em tão pouco tempo, Acabou quero mais, chegou para balançar as estruturas, com a participação do consagrado cantor Luiz Carlos.
    Esta veio então para reafirmar que o Bonde não brinca em serviço, tínhamos aí então, a amostra de como será o CD da querida banda. Neste momento então, mesmo tendo outras músicas prontas a banda decidiu deixar as outras músicas de forma exclusiva para integrarem o seu primeiro disco, mas o assédio dos fãs foi tanto, a expectativa tamanha que o Bonde do Balanço rendeu-se aos seus fãs e lançou a quarta música: Você não foi brincadeira, com a participação do Naldo, do Bonde do Forró, famoso em todo país. A união dos bondes gerou uma obra prima que vale apena conferir. E para os fãs que aflitos esperam pelo CD, agora falta muito pouco, já podemos dizer que ele está no forno.
Hoje com muita felicidade uso deste espaço aqui no Sentinela, para enaltecer algo que é nosso e parabenizar estes grandes talentos: Layla DeLeon, Ebertom Luiz, Tiago Marques, William Gomes, Jonas Lipa, Tiago, Flávio Sudati, e o Diêgo Dutra, a galera que faz o balanço do bonde acontecer. E também, é claro agradecer ao prestígio que dão a meu programa lançando em primeira mãos todas as suas músicas. Parabéns a todos, continuem sendo para nós motivo de orgulho.
Contato: marcosmonteiro9@hotmail.com
Publicado no Jornal O Sentinela no dia 29/04/2010

22/04/2010

Como nasce uma lei?




    Em tempos de democracia, onde a própria Constituição Federal de 1988 reza que "se governa com o povo" e não mais "para o povo" como era antes, uma lei nasce de duas vontades, duas forças. De um lado o governo e do outro a sociedade, que concordam em querê-la, ou então quando a sociedade a necessita, mesmo que seja contra a vontade do governo.
    No processo de elaboração de uma lei, o governo é representado pelo Chefe do Poder Executivo (Presidente, Governador, Prefeito) e o povo é representado pelos parlamentos (Federais, Estaduais e Municipais). Portanto, o parlamento ao aprovar um projeto de lei, manifesta por este ato a vontade do povo. Estas duas forças representam então a expressão da vontade do corpo social.
    Mas até então a lei ainda não nasceu, ainda é um projeto de lei, depois de aprovado no Poder Legislativo, o projeto de lei com sua redação final é autografado pelo Presidente do Parlamento e é enviado ao Chefe do Poder Executivo. Lá, ele será analisado nos aspectos técnicos e políticos. Se o Chefe do Poder Executivo entender que o projeto não apresenta nenhuma irregularidade em seu conteúdo e é de interesse social, poderá então sancioná-lo. Ao mesmo passo, se ele discordar de algo, poderá vetá-lo com razões formuladas e enviar para o Legislativo novamente estudar, principalmente sobre os motivos suscitados. Importante dizer que o veto não tem força para encerrar a tramitação do projeto de lei, apenas gera sua devolução ao Parlamento, que vai decidir se aceita ou derruba o veto.
    A palavra final é do Poder Legislativo, e como o Poder Legislativo representa o povo, havendo colisão de vontades, a decisão do povo sobreporá à decisão do governo. Então, nesse caso, a lei nasce porque o povo quer, mesmo diante de um "não querer" do governo. Mas é assim na democracia, se alguém precisa se ajustar à decisão de alguém é o governo que precisa se ajustar à decisão do povo.
    Se por outro lado, ocorre à sanção do Chefe do Poder Executivo, tendo em conta que o Poder Legislativo também já aprovou o projeto de lei, aquilo que era um projeto (uma pretensão), deixa de ser e passa a ser matéria normativa. Nasce então a lei, pois há a materialização de dois quereres: o querer do povo e o querer da sociedade.
    Com isto percebe-se nitidamente a importância do Poder Legislativo, a importância dos Vereadores para os Municípios, pois são as pessoas que tomarão as decisões que representam a vontade da coletividade.
Publicado no Jornal O Sentinela no dia 22/04/2010

15/04/2010

Sentinela Pampeana: 12 anos fazendo história.



 
    Tamanha é minha felicidade em poder mais um ano comemorar junto com esta grande família, a existência desta emissora, da qual muito me orgulha fazer parte do quadro de comunicadores.
    Como qualquer família, temos os momentos bons e ruins. E neste ano passado como todos sabem, passamos por um verdadeiro sufoco com o acidente de nosso colega Odirlei Medeiros, que com a graça de Deus, solicitada por todas as pessoas desta comunidade que rezaram, oraram e pediram de coração pela sua recuperação, além de também colaborarem de outras formas, oportunizou um final muito feliz.
    Com este fato pudemos perceber nitidamente o carinho imensurável que a nossa comunidade tem por cada um dos que aqui trabalham, por cada colega. Isto em muitos momentos emocionou-me! Meu orgulho é muito grande em ser um integrante desta equipe que forma a Sentinela Pampeana, esta emissora que tantas pessoas já ajudou, que tantas campanhas sociais já promoveu, socorrendo pessoas em seus momentos mais difíceis.
    Todos os dias a sentinela escreve mais uma página no livro da história de São Chico, pois ela veio para mudar o conceito de rádio, mudar a forma de comunicar, universalizar ainda mais o rádio. Aqui todo "mundo" teve voz! Aqui todo mundo teve acesso!
Atualmente está composta por pessoas de estilos diferentes que apresentam programas moldados pela criatividade e inovação, para apresentar aquilo que de melhor existe hoje no rádio brasileiro. É inegável que cada comunicador tem seu jeito peculiar de conduzir seu programa, de falar com os ouvintes, mas indistintamente, todos têm o carinho intenso das pessoas que os ouvem.
Por toda esta felicidade, alegria e prazer que tenho, devo agradecer a você, que ouve diariamente os programas, que apóia culturalmente à emissora, você meu colega desta maravilhosa equipe. E principalmente todas as honras, ao grande idealizador de tudo isto, quem acreditou que este sonho poderia se tornar realidade, quem teve a garra e a coragem de enfrentar tudo e todos que vieram contra,como um furacão! Ele que teve o poder de persuadir pessoas que temiam e com sua fé inabalável mostrou que quando se quer se consegue: Vanderlei Medeiros, a ti, meu amigo, sinceros votos de felicidades em mais este momento, que possas viver por muito tempo com saúde e qualidade de vida, para que vejas os bons frutos que ainda serão produzidos por esta semente que teve a tua responsabilidade.
Que a Sentinela Pampeana tenha como companheiro constante, o sucesso! E que cada comunicador tenha como base para seu trabalho, a ética, o bom senso, a justiça e a imparcialidade. Desta forma, seremos cada vez mais fortes e admirados, por quem nos permite estar aqui, a nossa comunidade! Parabéns Sentinela Pampeana e parabéns São Chico.


Publicado no Jornal O Sentinela no dia 15/04/2010

08/04/2010

Você acha que vereador tem que ter estudo?


    Esta é uma discussão que seguidamente acontece no círculo social, claro que ainda em grupos pequenos e isolados. Mas levando em consideração que antes, praticamente ninguém questionava isto, podemos perceber que os debates a respeito deste assunto estão aumentando consideravelmente.
Isto na verdade é muito bom, porque a sociedade não está acostumada a decidir; e ela precisa: questionar, debater, analisar e posicionar-se também em relação aos assuntos que envolvem a coletividade. No momento em que o cidadão deixar um pouco de lado o individualismo e pensar e se preocupar e ter tempo para assuntos da sociedade, aí sim teremos uma democracia muito mais fortalecida, além de facilitar o trabalho dos vereadores e administradores públicos.
Dentre estas discussões que estão emergindo, surge a sobre o grau de instrução de uma pessoa que deseje candidatar-se ao cargo de vereador. Logo está criando-se um posicionamento forte, que é necessário que tenha curso superior. Opinião que descordo, muito embora eu entenda a parte que defende pelo estudo, pois a responsabilidade de um legislador é muito grande, ele precisa ter um grau de instrução razoável, afinal ele terá que fazer análises, escrever leis, projetos, dar pareceres, enfim, atividades constantes nas atribuições de um vereador. Porém não acredito que necessário seja, curso superior.
O Ministério da Educação realizou uma pesquisa, onde constatou que o Brasil abre anualmente milhares de vagas presenciais e virtuais, junto às universidades, nos mais variados cursos. No entanto o número de pessoas que concluem o ensino superior é de apenas 6,8%, com mais de 25 anos. Diante desta realidade, nós teríamos de cada 100 pessoas com mais de 25 anos, apenas 6 em condição de se candidatar. Isso significa resgatar a elitização democrática, como foi antigamente, tempo que não vivi, mas que ouço relatos "de não ter sido nada bom", as décadas de 60 e 70.
Ainda, penso que curso superior não é garantia de bom mandato. Um vereador pode ter curso superior e não se interessar em aprender as atribuições, os instrumentos e as ações da vereança; por outro lado, vereadores considerados "sem instrução" poderão ser super interessados em aprender.
A Constituição Federal ao zelar pela democracia, exige que o representante dos cidadãos e da sociedade, ao dispor-se a ocupar cargo público, tenha liderança. Porém líder não é aquele que sabe tudo de tudo, ao contrário, é aquele que está sempre disponível ao aprendizado como condição para melhor servir aos interesses de quem ele representa.
Não seria democrático impor ao candidato que ele tenha "conhecimento" antes de chegar ao cargo de vereador, mas sim é fazer democracia exigir que depois de eleito, o vereador exerça com responsabilidade as atribuições que lhe são colocadas, buscando aprender em cada sessão, em cada reunião de comissão, em cada Audiência pública, em cada reunião de trabalho com os servidores e assessores, em cada reunião com o governo e com os colegas de parlamento, em cada atendimento que faz e em cada capacitação, Como Ser Um Parlamentar Melhor. Para isso não depende da formação, mas sim depende da boa vontade e interesse, é preciso querer e o líder sempre quer.    

 Publicado no Jornal O Sentinela no dia 08/04/2010
  

07/04/2010

Capital Erótico



    Quem assistiu aos noticiários nesta semana provavelmente ficou sabendo da nova pesquisa realizada. Ao longo das décadas vividas, a humanidade passou por algumas "eras". Atualmente ouvimos dizer que estamos na "era do conhecimento", período que acredito que irá eternizar-se, porque não vejo possibilidade de deixarmos o conhecimento de lado para focarmos em outro ponto. A tendência é que cada vez mais as pessoas queiram conhecimento, através dele surgem todas as facilidades e respostas que diariamente estamos recebendo, algumas de graça e outras a altos preços.
    Mas enfim, estamos numa busca tão incessante de conhecimento que chega a fazer-se pesquisa sobre qualquer coisa, ou melhor, pesquisar coisas já existentes para apenas dar-lhes um novo nome, foi o que pensei quando fiquei sabendo do estudo da socióloga Catherine Hakim, que apresentou um estudo sobre o "Capital Erótico".
    Para quem duvidava que beleza e sex appeal, contassem alguns pontinhos, na atual cultura moderna e sexualizada que vivemos, agora conta com o estudo científico desta socióloga, que atenta para o surgimento de uma quarta categoria de habilidades pessoais, para integrar com os já existentes capitais: Cultural, econômico e social.
    A estudiosa afirma que pessoas detentoras de capital erótico, possuem um poder de atração física e social maior do que o dos demais, desta forma se tornando companhias admiradas. Além de serem mais persuasivas e pasmem, quase sempre vistas como mais honestas e competentes.
    O estudo também aponta mais facilidade para fazer amigos, conseguir empregos e casar e ainda ganham, em média, 15% a mais – isto foi o que disse o jornalista ao comentar sobre a pesquisa.
    Nós brasileiros, povo visto naturalmente como muito belo, ouvimos dez vez em quando o seguinte: "as feias que me perdoem, mas beleza é fundamental", taí, não precisou estudo científico para fazermos esta grande descoberta.
Agora nesta pesquisa algo chama atenção positivamente, o fato do capital erótico não compensar a falha em outro quesito. Ele se tornou tão importante quanto as demais formações pessoais. E, segundo ela, ele pode ser treinado.
    Bom tomara que isto realmente seja verdade, que um corpinho no lugar não dispense a competência, porque ao contrário muita gente pagará o alto preço por não ser belo, ou ter um padrinho, sem contar no fato de muitos serem engolidos pelo monstro da politicagem, que não olha para competência e sim para conveniência.
Contato: marcosmonteiro9@hotmail.com

Texto publicado no dia 01/04/2010, no Jornal O Sentinela.

04/04/2010

Novo integrante do Bonde estreou em São Vicente do Sul


    A galera do Bonde mais uma vez volta à querida cidade de São Vicente do Sul, onde sempre gentilmente são muito bem recepcionados. Desta vez não foi diferente, aliás, foi sim, o carinho, a atenção e a alegria de todos na recepção da Banda foi ainda mais intenso.
    O Show aconteceu no dia 3 de abril e como nos demais foi sucesso, o grande público presente cantou, dançou e se divertiu muito no show da galera, alguns sortudos ainda beijaram muitooo ao som romântico do Bonde.
    Com certeza muitos shows virão pela frente em São Vicente, pois esta história de amizade da banda com a cidade só vai crescer, uma prova disso foi a grande festa feita na 106 FM, onde também a banda foi muito bem tratada.
    Mas fora isso teve um presente para São Vicente, a galera escolheu este show para apresentar o novo tecladista da Banda, o grande Tiago! O qual começou com o pé direito, com toda vibração e energia positiva da galera.
    Tiago: Deixe teu talento fazer a diferença, a conseqüência disto, no mínimo será o sucesso !
    É bonde do Balanço!

03/04/2010

I Fórum de Cultura Municipal foi um sucesso



    Com grande alegria volto novamente a falar de mais um evento de nossa cidade que obteve sucesso. Esse de uma forma especial me agrada muito, porque foi voltado para cultura, algo que a pouco tempo atrás parecia não ter tanta importância para o nosso povo. Digo isto baseado na pouca participação de nossa comunidade em vários eventos culturais que aconteceram.
    Desta vez fiquei surpreso ao ver o Centro Cultural lotado, o que me leva a pensar que agora sim o desenvolvimento está mais próximo. Com isto não quero dizer que nosso município não esteja desenvolvendo-se, mas sim, falo da minha exigência em relação a isso, penso que ainda temos um longo caminho pela frente.
    Mas enfim vamos torcer para que os próximos eventos também possam contar com o apoio das pessoas como neste, e assim fazermos aumentar expressivamente o número de opções para lazer, para termos de fato onde irmos. Tenho certeza que você que está lendo este texto algum dia ouviu alguém dizer que em nossa cidade não tem onde ir, ou não tem nada para ir... Porque que não tínhamos? Talvez porque não houvesse a participação esperada ou mesmo um interesse nessa área cultural.
    Mas enfim quero aproveitar este espaço para de forma muito justa parabenizar a Secretária Maria Jaci, que em mais este evento obteve muito sucesso.

Contato: marcosmonteiro9@hotmail.com

Publicado dia 24/03/2010, no Jornal O Sentinela.