14/08/2011

Está difícil dirigir em São Francisco de Assis


Quem circula de carro pelas ruas da nossa cidade sabe que ultimamente está bem difícil dirigir em São Francisco de Assis, pois as regras de trânsito, muito embora a Brigada Militar esteja sempre pelas ruas fiscalizando, não consegue ver tudo que acontece, os absurdos que certos motoristas cometem e também os pedestres.
Tenho amigos que dizem que não têm coragem de dirigir em Santa Maria, por exemplo, por ser uma cidade maior, com movimento intenso, o que costumo responder é que lá, é mais fácil de dirigir do que aqui, pois lá o trânsito é mais regrado. Tanto os condutores quanto os pedestres, respeitam os sinais, as placas, enfim, as regras de trânsito para que a circulação ocorra de modo civilizado. Claro que existe desrespeito, as famosas exceções que presentes em praticamente todas as situações.
Mas voltando a nossa cidade, é impressionante como as pessoas em certos momentos pensam que estão sozinhas, que as vias públicas pertencem a elas, acredito que imaginem que as leis foram feitas apenas para os outros e não para cada um de nós. Certamente grande parte dos problemas de relacionamento humano no trânsito ocorrem devido a uma série de fatores como o egoísmo, que nada mais é que a falta de pensar em conjunto, onde só a própria pessoa é que conta e os outros não interessam, a falta de controle emocional, explosão súbita de raiva, e às vezes até de agressividade, por motivos irrelevantes; falta de domínio aos impulsos indesejáveis, como dizer palavrões, fazer gestos obscenos, achar-se dono da rua; e por último, o descaso às normas e regulamentações, como se a legislação de trânsito fosse feita apenas para os outros e não para nós.
Claro que em certos momentos bate uma indignação, quando temos nosso carro quase batido, ou quando somos colocados numa situação que resultaria num acidente, por conta de um condutor irresponsável, que muitas vezes nem sabemos se possui habilitação. Ou então quando um pedestre desatento ou desrespeitoso pula de uma calçada, na frente do carro, muitas vezes tão próximos ao veículo que fica difícil do condutor frear, o que também reflete no veículo que vem atrás.
E tudo isto acaba por gerar um cenário bastante cansativo para as pessoas que precisam sair de casa para trabalhar ou então passear com a família e usam um veículo para se locomoverem, pois o motorista fica tenso, porque é o tempo todo pessoas correndo pelo meio da rua, cachorros e mais os outros veículos, como motos, que ficam costurando entre os carros. E agora mais os tais “quebra-molas” que novamente foram construídos e diga-se, de forma bem primária, pois em muito diferem do que temos em frente à escola Salgado Filho.
Então eu recomendo a todos que reflitam sobre os seus comportamentos e analisem se vale à pena “agredir” outra pessoa só porque ela demorou um pouco para sair quando o sinal abriu Gente! O trânsito não foi feito para brigar e sim para circularmos livremente, sem receio de encontrar um louco jogando “pedras” em você.

Nenhum comentário:

Postar um comentário