05/08/2011

HIV

Nesta semana resolvi falar sobre este assunto que julgo, não ser mais um “tabu” como era antigamente, e talvez por este motivo torne-se objeto de preocupação novamente. Claro que não tenho momentaneamente dados concretos sobre o percentual de casos existentes em nosso município, porém pelo que se nota ou a impressão que se tem é que tudo parece estar muito “light”, as pessoas parecem estar despreocupadas em relação a esta doença que até então não existe cura.

Tem-se a impressão de que São Francisco está imune do contágio do vírus HIV, lembro-me que em outra oportunidade no programa radiofônico que apresento na Rádio 104,9 FM, abordei o assunto e logo recebi a manifestação emocionada, de uma mãe, que tem um filho ainda adolescente e se preocupa muito com a questão.

Falando em adolescente, quero aproveitar para dar aquela dica legal pra meus amigos que compõem a grande massa da juventude assisense, da qual eu ainda me considero integrante: “Não dêem chance para o azar! Previnam-se sempre, não importa com quem seja! Já ouviram falar aquele bordão que diz: Quem vê cara não vê coração!”

Isto passa a fazer muito mais sentido quando descobrimos que a infecção do vírus após ocorrer, tem um prazo chamado de janela imunológica que perdura por três meses, neste período a infecção dificilmente é detectada nos exames anti-hiv. Passando esta fase, já é possível identificar o vírus nos exames, porém a pessoa continua normal, se sente bem e tudo mais, inclusive fica livre por ai infectando outras pessoas, talvez até sem saber, uma vez que os sintomas podem levar de oito a onze anos para se manifestarem.

Reconsiderando a questão, veja que temos motivos de sobra para nos preocuparmos muito, ainda mais porque ninguém fala no assunto, campanhas estão perdendo a força, eu particularmente não as vejo mais. Motivado por esta dúvida deixo aqui a promessa de procurar a Secretária da Saúde para realizar uma entrevista, para termos dados mais concretos a respeito do número de casos. Desta forma tenho certeza que muita gente vai ficar esperta, a partir de tal informação.

Pois muitas pessoas estão infectadas e não descobriram ainda porque não tem o hábito de realizarem exames de rotina, e ai, quando são solicitadas a fazerem por um motivo muito comum como a doação de sangue, recebem a terrível notícia.

Fica aqui então o alerta de que não estamos num paraíso onde a AIDS não existe ou não nos atinge, temos casos e provavelmente muitos ainda a descobrir. Tenha amor pela sua vida e pelas pessoas que amam você, não as faça sofrer. Tenha amor pelo seu semelhante...

Nenhum comentário:

Postar um comentário