11/08/2011

Renovar é preciso



            O texto da semana passada trouxe a crônica do elefante, o animal que embora muito forte, não teve coragem de arrancar a pequena estaca cravada no chão, para escapar e ser livre, isso porque um dia tentou e não deu certo. A frustração dessa derrota foi gravada em sua mente, o fazendo acreditar que nunca mais poderia.
            Esta situação acontece com muitas pessoas, quem sabe até, não esteja acontecendo com você? E pode que tal estagnação se dê não devido a uma derrota ocorrida a tempos atrás em sua vida, pode ser por algo mais simples, porém mais grave, o medo de mudar, de renovar.
            É preciso acreditar e aprender a enxergar a imensidão do potencial que possuímos, este simples exercício já é capaz de nos encorajar a “arriscar o mundo”, afinal aprendemos que “não se pode criar raízes num lugar”, não querer mais sair de uma situação por conta do medo ao desconhecido.
            Você já observou a perfeição da casa do João-de-barro? Com duas dependências, sala e quarto, resistente, bem acabada dentro de seu estilo rústico; recebe sol pela frente; construída em lugar sempre alto. Tudo correto! Seria, então, o João-de-barro, o maior engenheiro de todos os tempos?
            Não, não é! Porque o João-de-barro não renovou a casa que fez, não fez mais um quarto, não fez jardim. Ele é imutável em seu ato de construir casas! Por isto, é só isto, ele não é o maior engenheiro do reino animal!
            O João-de-barro não muda. Pobre João-de-barro! Pobre daquele que não se renova, que fica parado no tempo que corre veloz. Porque as verdades de ontem não são as mesmas de hoje, não serão as mesmas de amanhã.
            Devemos, pois, saber mudar quando estiver em tempo de mudanças; saber aceitar quando as mudanças precisarem ser aceitas; saber criar, quando for nossa vez de fazer modificações.
            Se desejamos mudanças, se aspiramos ao aperfeiçoamento constante de nossa sociedade, da nossa família, do nosso meio, devemos nos propor mudanças sempre que elas se fizerem necessárias e, então, seremos mais felizes!
            Afinal felicidade certamente é o que todas as pessoas buscam para suas vidas. E se sabem que permanecer em determinada situação, numa relação já fracassa e sem condições de ser restabelecida; num emprego que não seja o que você realmente gosta de fazer e que te traga dissabores; num lugar onde você não veja perspectiva de mudança e se consuma de medo com a idéia de ter que  mudar de cidade para ir em busca do emprego sonhado.
Enfim são tantas as situações que nos paralisam e às vezes nem percebemos, como o próprio fato de estarmos convivendo com pessoas medíocres, oportunistas e exploradoras, algo que não faz bem pra ninguém, e pior, acaba por contribuir para impedir-nos de crescer, de alcançar os nossos objetivos. Se tudo isto se deve a falta de uma ação, a coragem de mudar, de renovar, de criar, então: Tente, invente e faça diferente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário