20/08/2009

Crise Financeira


Depois de ouvir, ver e ler, diversas matérias veiculadas na imprensa sobre a crise financeira mundial, podemos concluir, que, o que ocorreu foi a idéia de que o sistema financeiro devia ter ampla liberdade e com isto foram sendo concedidos empréstimos sem garantia real, levando a economia a sua pior crise.
Agora nem mesmo a teoria de muitos neoliberais não é capaz de resolver o problema que foi gerado por eles mesmos. Segundo informações divulgadas pela mídia, estima-se que a riqueza real do planeta gire em torno de US$ 60 trilhões, entretanto em papeis são 600 trilhões, ou seja, para cada dólar de riqueza real, existem 10 dólares em papéis, quando o máximo admitido seria de 1 para quatro.
E foi assim então, que se deu a tal crise, esses “papéis podres” foram emitidos pelo setor financeiro e embora agora tenham se desvalorizado muito, ainda continuam numa relação bastante alta, o que está fazendo com que os governos do mundo todo estejam injetando muito dinheiro para tentar salvar grandes empresas e banqueiros, dinheiro que vai começar a faltar em programas sociais para melhorar a vida das pessoas.
Segundo economistas que já se pronunciaram a respeito, o Brasil é um dos países que está sendo menos atingido pela crise, embora alguns setores como a agricultura estejam pagando um alto preço.
Espera-se que o governo brasileiro faça de tudo para minimizar os efeitos dessa crise, canalizando investimentos em setores que gerem empregos e renda, para que possamos enfrentar esta crise sem maiores traumas e aprendermos com ela.

Por Marcos Monteiro
Publicado no Jornal O Sentinela dia 30/07/2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário