16/08/2009

Os modismos e tendências da atualidade.



Hoje em dia, as pessoas, ao passo que vivem em uma incessante busca pelo dinheiro, também busca intensamente estarem na moda. Todo mundo quer ser descolado, viver de acordo com as tendências da atualidade, muitas vezes esquecendo de sua personalidade e preferências, para seguir algo que nem curte tanto, mas considera ser uma exigência.
Na Universidade, na disciplina de marketing, tive a definição da diferença de modismo e tendência, as quais passo a definir: - Modismo: aquilo que está na moda, tendênica de consumo da atualidade. É aquela tendência de comprar, fazer, falar o que todos estão falando no momento (novelas), ou seja, um “indivíduo” sem idéias fortes vê outros, enfim, vê um monte de “indivíduos” sendo todos do mesmo jeito, mesmas roupas, mesmo corte de cabelo, mesmo jeito de falar, e vê que todos gostam desses “indivíduos”, então o nosso fraco cidadão faz de tudo para ser igual, assim ele irá ser adorado, então passa a se vestir igual a todos, usar o mesmo corte de cabelo, para ser do jeito que os outros querem. – Tendências: é o ato de optar por algo, uma escolha entre várias alternativas, uma vontade natural, subconsciente que se transforma em comportamento sem ou com a devida consciência do indivíduo.
Pegando como exemplo a questão musical, modismos e tendências que estão invadindo os grupos musicais e bandas de baile daqui do sul do país, percebemos que certas tendências tornam-se quase obrigatórias. Hoje o tamanho e o impacto que causa o ônibus da banda é fator decisivo para fechar um contrato, deixando muitas vezes de lado o talento. Estruturas de palco caríssimas e exuberantes também hoje estão nos sendo apresentadas.
São tantas as novidades e invenções recriadas, que poderia escrever várias páginas. Mas as mais recentes invadiram os estúdios, após o sucesso do Calypso, o forró baixou de vez no sul, juntamente com as regravações de tudo e de todas as maneiras imagináveis. Uma moda que está seduzindo muitos músicos e também o grande público. É importante que mesmo ao seguirmos tendências ou entrarmos de cabeça em modismos, não nos esqueçamos de quem somos, oque estamos fazendo e para quem o fazemos, não podemos deixar nada substituir o talento que nos foi dado e que, sim, deve prevalecer, sendo a razão principal da venda de cds, de aumento de cachês de grandes shows e da sedução do grande público.
Apesar do visual ser muito importante ainda gostamos de ouvir músicas bem produzidas e cantares bem afinados. Fica isto não como uma crítica, mas sim como uma reflexão da importância que o nosso povo e a nossa cultura possui.

Por Marcos Monteiro
Publicado no Jornal O Sentinela no dia 23/07/2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário