15/08/2009

Desenvolvimento de nossa terra.



Todos nós temos o desejo de que haja desenvolvimento, seja ele: pessoal, profissional ou local. O que é preciso entender é que nada acontece se não houver muitos esforços e principalmente a união desses esforços, sem que sejam desvirtuados por interesses políticos.
Quando falamos em desenvolvimento local, logo se escuta a mesma conversa de sempre: “Nós somos uma região pobre ...”, e isso não dito apenas por pessoas simples da comunidade, muito pelo contrário, isto é argumento usado em encontros regionais para discutir assuntos referentes a situação econômica social. Gente nós não somos pobres! Vejam quantas riquezas e belezas naturais nós possuímos, afinal não dizem que moramos num lugar “onde o que se planta dá”! Então, o que diriam essas pessoas se morássemos no nordeste?
O que nós não temos é o dinheiro, mas isto pode ser conseguido. É preciso trabalhar melhor as políticas de crédito, incentivar os empreendedores e evidentemente qualificá-los. O SEBRAE presta um excelente trabalho nesta área, que bom seria se tivéssemos mais participações desta instituição aqui em São Chico.
Se alguns pontos forem mudados em pouco tempo já teremos uma visível melhora, tomando como exemplo os bailes, que acontecem com freqüência em nosso município: Porque não fazer uma espécie de calendário, como foi feito pela União das Associações algum tempo atrás para organizar a realização de bingos? Se isto fosse feito não haveria o conflito de mais de um evento no mesmo dia, o que é comum. E vou além, porque os nossos representantes nestas comissões e associações de municípios que participam, não propõe um acordo desta natureza? Será que isto não iria maximizar as possibilidades de sucesso na realização de nossas festas municipais? O dia que São Chico fosse realizar uma grande festa, nossos municípios vizinhos não realizariam evento de proporção semelhante, pelo contrário incentivariam as pessoas a participarem do evento da cidade vizinha, assim todos cresceriam juntos! Isto é o que ocorre na região das serras: Quando um município cria algo, os outros apóiam, e não acontece como aqui, que um quer “furar o olho do outro”.
Sem dúvida precisamos ter em mente que para o desenvolvimento acontecer nós precisamos trabalhá-lo dentro de nós, estarmos preparados! Será que é por isso que ainda não temos o comercio funcionando no final de semana? Porque ainda não somos um povo preparado para isso? Penso que nos sábados a tarde por exemplo, é o momento em que as pessoa estão livres para sair nas lojas e analisarem com calma os produtos que estão pretendendo comprar. Vivemos num lugar onde dependendo da hora não temos mais como conseguir determinados bens e serviços, combustível é um exemplo, não temos postos que atendessem pelo menos até a meia noite.
Fica então a reflexão para que todos como consumidores passem a exigir um pouco mais, afinal nós somos as peças chave da história.

Por Marcos Monteiro
Publicado no Jornal O Sentinela no dia 02/07/2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário