15/08/2009

Um resgate urgente.



Atualmente, o mundo inteiro parou para acompanhar as notícias, informações e homenagens a Michael Jacson. Em todas estas manifestações acompanhadas pela imprensa, ouvimos depoimentos de pessoas de muitos lugares diferentes. E todas ali unidas, esperando em frente à casa do astro para ter a oportunidade de visualizar algo, um parente dele para prestarem a solidariedade e homenagens.
Nestas situações temos a nítida certeza de que todas as pessoas são iguais, não importa a língua que falem, nem o país do qual pertençam. Temos acima de tudo um coração, uma mente, que se sensibiliza com o próximo, isso é o que mais uma vez está acontecendo.
E não falo de nenhum ineditismo, estamos acostumados a passar por situações desta natureza, toda vez que ocorre uma desgraça no mundo, junto com ela vem à comoção dos povos. Agora vem a pergunta: Porque esta solidariedade, exercício da admiração e amor ao próximo não ocorre mais vezes, sem precisar ser motivado por uma desgraça? E porque isto não ocorre com as pessoas que estão próximas a nós?
O ser humano é estranho neste ponto, porque se emociona e chora com a morte de uma pessoa que nunca chegou perto e não se comove com uma pessoa que está sofrendo, muitas vezes ao seu lado.
Este tipo de comportamento pelo que se percebe não é somente aqui que ocorre, o que novamente volta a ratificar o que afirmei acima. Isto não é uma crítica a ninguém e sim o reconhecimento de que todos nós precisamos melhorar, sermos menos egoístas e mais humanistas.
Bons tempos eram aqueles em que os visinhos se reuniam para assistirem as novelas, visitavam-se! Tempos onde havia uma confraternização muito mais intensa da que vivemos hoje, onde as pessoas preferem ficarem batendo papo com amigos virtuais, muitas vezes pessoas de muito longe que nunca viram na vida. E mais, as conquistas a moda antiga, aquelas tão ricas de palavras e gestos que davam o toque e a magia da verdadeira conquista, infelizmente hoje são coisas do passado. Hoje a moda é namorar pela internet, onde tudo é mais rápido e fácil, não é preciso enfrentar o olho no olho quando da primeira conversa, tudo é feito na frente do computador, e quando de fato ocorre o primeiro encontro presencial, tudo já está decidido, muitas vezes já se vão para as “vias de fato”.
A internet sem dúvida é um instrumento de trabalho e lazer maravilhoso, pena que as pessoas fiquem tão obsecadas, que troquem momentos muito bons com os amigos e familiares, para ficarem navegando. Este fato provavelmente também contribui para este individualismo que hoje impera e que faz com que de vez em quando as pessoas parem, pensem e façam um auto-resgate dos valores humanos e percebam a importância dos seus semelhantes, ai o resto você já sabe: emoção, choro, homenagens...

Por Marcos Monteiro
Publicado no Jornal O Sentinela no dia 09/07/2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário