31/08/2009

Os acidentes de trânsito



No Brasil, é assustador o número de pessoas que perdem a vida em acidentes de trânsito ou ficam gravemente feridas, o que deixa muitas, com graves seqüelas. O que antes parecia uma utopia para nós que apenas assistíamos, pela televisão e nos comovíamos com as tragédias do trânsito que ceifavam vidas, hoje, está cada vez mais presente em nossas vidas este triste acontecimento.

A seqüência de acidentes que vem acontecendo precisa servir de alerta para todos e urgentemente precisa-se tomar providências para evitar acidentes. Todos sabemos que fatalidades acontecem, mas os acidentes, na sua grande maioria são ocasionados por erro humano, como dirigir em alta velocidade, sob efeito do álcool, desrespeito à sinalização, dirigir sob efeito de drogas. Enfim imprudências tão rudes que demonstram o baixo nível cultural e social, a desvalorização da vida com que encaram estas pessoas, a ausência de espírito comunitário e excesso do caráter individualista, e é claro o uso do veículo como demonstração de poder e virilidade.

E note que muitos condutores ficam irritados quando são abordados pelos policiais da nossa Brigada Militar, que somente estão cumprindo o dever de seus cargos e trabalhando pela segurança pública. Pense que o simples ato deles abordarem um condutor poderá sim evitar um acidente grave, pois muitos são pegos dirigindo sem habilitação, e um veículo a motor, você sabe, como qualquer outra máquina, exige que o ser humano esteja qualificado tecnicamente e mentalmente para operá-lo seguramente. E sem falar em outras situações erradas que os policias poderão identificar na abordagem e isto servir como uma prevenção de um possível acidente.

Então fica com este texto o apelo para que você condutor se conscientize da arma que tem nas mãos, valorize a sua vida e a de seus semelhantes, e saiba que por mais desiludido da vida que você possa estar, você não tem o direito de tirar a vida de uma pessoa, portanto haja sempre com cuidado quando dirigir, sempre com muita atenção, porque a qualquer momento poderemos ser surpreendidos por uma pessoa de idade, uma criança que se atrevesse em frente ao veículo, o que aproveita-se a oportunidade para pedir a atenção dos senhores de idade que andam de bicicletas pelas ruas da nossa cidade, muita atenção, não andem pelo meio das ruas, pois sabemos que algumas dessas pessoas poderão ter problemas de audição e não ouvir o barulho do carro que vem atrás. Ainda mais se você estiver com seu estado emocional abalado, pensando em emprego, salário, problemas conjugais, tudo isto poderá diminuir o seu tempo de reação na direção.

Portanto mais uma vez pede-se, cautela ao dirigir, respeito a sua vida e a das outras pessoas, ajude a melhorar o trânsito da sua cidade. Seja um cidadão comprometido.

Por Marcos Monteiro

Publicado no Jornal O Sentinela no dia 18/08/2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário