04/08/2009

Entrevista de trabalho, você tem segurança para enfrentá-la?



Atualmente, diante da intensa competitividade profissional que vivemos, se faz necessário estar bem preparado na hora de enfrentar uma entrevista de trabalho. Por isso para esta semana preparei algumas dicas que aprendi em algumas palestras e cursos, usei, obtive bons resultados e hoje compartilho com você.
Toda vez que estamos diante de um entrevistador, tentamos adivinhar que perfil, teríamos que ter, para sermos contratados, pois bem, na verdade os entrevistadores esperam sim que os candidatos apresentem seus objetivos profissionais e de vida definidos. Características que são analisadas: automotivação; iniciativa; responsabilidade; dedicação; ambição; capacidade de aprender; capacidade de trabalho em equipe; ser voltados para resultados na empresa. Claro que além destes adjetivos é preciso ter atitude, que significa a maneira como nos comportamos em relação à vida.
Se somos otimistas, colaborativos, sociáveis e participantes. Ou se somos pessimistas, egoístas e revoltados. Uma boa dica é usar termos como: Sim posso! Sim gostaria! Não, não tem problema! Quando somos entrevistados, devemos deixar transparecer a nossa busca pela realização profissional. Ocorre que pessoas erroneamente avaliam o sucesso profissional e pessoal através de aumentos de salariais recebidos ao longo dos anos. Com o tempo, descobrimos outros fatores tão ou mais importantes para nós, que nenhum salário polpudo traz por si só.
Essa já é velha, mas não custa ressaltar: Maturidade, e não se preocupe porque isso não está ligado à idade. Ser maduro significa ser ponderado e prudente. Na entrevista significa ouvir e pensar antes de falar, não se precipitar nas respostas.
Geralmente os entrevistadores não toleram: Atrasos ou faltas à entrevista; falar mal de ex-chefe ou de empresa anterior; comunicação muito coloquial ou com excesso de gírias; candidatos que colocam restrições quanto ao horário de trabalho e que justificam sua pretensão salarial baseados em suas necessidades financeiras pessoais. Então, você vai me perguntar: Mas como justificar então quanto quero ganhar? Salários são baseados principalmente na contribuição que o candidato pode dar a empresa através de seu trabalho e na oferta no mercado de profissionais com aquele perfil. Portanto, a pretensão deve se basear na média de salário paga para aquele cargo pelo mercado, podendo subir se você tenha experiência e venha da concorrência.
Por fim é importante conhecer o máximo da empresa para a qual se pretende a vaga, fazendo pesquisas na internet e analisando os requisitos exigidos, pois o entrevistador se prepara para a entrevista fazendo um resumo das responsabilidades envolvidas no cargo em questão bem como o perfil do candidato procurado. Boa sorte em suas próximas entrevistas!

Publicado no Jornal O Sentinela no dia 04/06/2009
Por Marcos Monteiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário