20/08/2011

Reumatismo Mental

Ninguém, em sã consciência, vai a um rio no mês de julho ou então toma banho quente e sai imediatamente após, na chuva fria, de shorts ou bermudas e sem camisa. Todos sabemos que se fizermos essa “loucura” poderemos contrair uma gripe, uma pneumonia e até morrer. Ou seja – temos plena noção da necessidade de prevenção da saúde física. Assim como ninguém come uma feijoada imensa e em seguida se atira numa piscina. Sabemos do perigo de uma congestão.

O que me intriga, no entanto, é que não temos a mesma consciência da necessidade de prevenção da saúde mental e não nos percebemos disso.

Prestemos atenção as nossas reações: Passamos o dia todo trabalhando, buscando um espaço para vencer os desafios da competitividade que nos assola; chegamos em casa cansados e ligamos a televisão para assistir programas que só nos trazem notícias ruins: crimes, situações incríveis de degradação humana, doenças incuráveis, estupros, violência de todos os tipos...

Sábado a noite escolhemos para sair justamente com aquele casal que só fala mal dos outros, que conhece todos os sintomas e doenças das pessoas, que diz que o filho do outro é viciado em drogas e que a filha da vizinha ficou grávida e provocou aborto, e por ai vai...

Domingo, vamos almoçar na casa daquele parente invejoso que fica perguntando dos outros, que fica perguntando do nosso salário, comparando nossos carros, dizendo que os filhos dele são mais inteligentes que os nossos. Voltamos para casa domingo à noite e lá vai mais televisão com guerras, violência, desemprego, crise...

Com tudo isso, não há como ser “motivado”. Com tudo isso, não há como ser “entusiasmado”. Com tudo isso não há como acreditar nas pessoas. Com tudo isso não há como ser “criativo”.

De repente, ficamos acreditando que o mundo é feito só de desgraças, de desemprego, de crise, de guerras, de estupros, assassinos e sequestradores.

Para vivermos “motivados” é preciso que nutramos dentro de nós os “motivos” que nos farão ter a energia necessária para enfrentar os desafios do mundo contemporâneo. É preciso que tenhamos a preocupação de buscar esses “motivos” no mundo que nos rodeia. Se não tomarmos o cuidado “preventivo” que tomamos com a saúde física, podemos pegar um verdadeira reumatismo mental que nos fará verdadeiros “doentes mentais” ainda que “fronteiriços” entre a sociedade e a insanidade mental.

Cuidado! Há muita coisa ruim no mundo, mas há muita coisa boa! Há muita gente que não vale nada, mas há muita gente espetacular, muito boa, honesta! Da mesma forma, há muita empresa “quebrando”, mas há muita empresa tendo sucesso, crescendo, conquistando mercados novos. Há setores da economia em baixa, mas há setores da economia em grande expansão.

Ver só o lado negativo e ruim de tudo é ter contraído “Reumatismo Mental”

E assim como é nosso dever cuidar da saúde física com atitudes preventivas, é também, nosso inalienável dever, cuidar de nossa saúde mental.



2 comentários:

  1. Marcos gosto muito de acompanhar teu blog e os textos que postas nele, mas este sobre o Reumatismo Mental realmente foi de excelente cunho ilustrativo a muitas pessoas que realmente só pensam 24 hs na parte negativa da vida, gostaria de te pedir autorização para colocarmos ele na próxima edição do Folha Assisense, siga assim com pensamentos positivos pois todos temos muita coisa boa e interessante para mostrar, e o que seria nossa vida sem sonhos e pensamentos positivos? Obrigado. Fábio Iung (folhaassisense.blogspot.com)

    ResponderExcluir
  2. Concordo que temos que ser pessoas positivas procurando sempre tirar boas lições da cada situação negativa que a vida nos da. Acredito que vencedores correm sempre em frente quebrando recordes, assim pouco tempo sobra para a suas reclamações.
    Abraço Marcos.

    ResponderExcluir