24/02/2010

A escolha certa existe?



A pouco tempo, ouvíamos muitas reclamações a cerca da falta de redutores de velocidade em nossas ruas. Agora São Francisco de Assis, atende a esta necessidade, só que as reclamações no momento são justamente pelo excesso de tachões colocados nas ruas, o que antes era um anseio virou um pesadelo.
Nosso município está na iminência de decidir a respeito do abastecimento de água para nossa comunidade, seria muito bom que os cidadãos participassem, procurassem saber mais a respeito do assunto para não acontecer isto, arrependimento posterior.
O povo, não somente da nossa cidade, mas de todo Brasil, precisa sair da inércia, do mundo lúdico e aprender que temos que pensar, que temos que aprender a escolher e escolher certo.
Isto acontece freqüentemente na política, escolhas equivocadas, atitudes precipitadas, levam depois a pagar um alto preço.
A escolha em nossa vida é algo que todos os dias bate a nossa porta, você tem a liberdade de escolher o que é melhor pra você.
O que não pode acontecer é apoiar uma decisão, uma escolha e depois ver que não era bem aquilo e sair criticando sem assumir a parte da responsabilidade que lhe toca.
Tudo isso são condutas sociais que não são difíceis de serem mudadas, mas é claro dependem exclusivamente de cada pessoa, que cada uma faça sua parte. Porque chega da hipocrisia de enxergar, apontar e filosofar sobre os problemas sociais e nada fazer para resolvê-los.
Sempre colocando a culpa na sociedade, “porque a sociedade é que corrompe o homem, ele nasce bom...” Mas afinal quem é a sociedade, não somos nós? Então? Se a vida inteira continuarmos nos fazendo de desentendidos e deixando para que alguém faça, será que as coisas realmente irão funcionar?
Os pais sabem que a melhor forma de ensinar seus filhos é através de exemplos, então? A metodologia, a didática, todos sabem! Vamos colocar em prática, vamos fazer a diferença, vamos ser cidadãos comprometidos, vamos ser pessoas admiráveis uns pelos outros, vamos ser eleitores conscientes e não mais apenas votantes, mas sim pensantes.
Toda esta responsabilidade e consciência pode ser aplicada o tempo todo em nossa interação social, são pequenos e fáceis atos que num contexto social farão a diferença.
Isso poderá ser um pouco difícil no princípio, mas qual mudança que não é um pouco traumática, se não for traumática ela é paulatina, ou seja, acontece muito lentamente e não é isso que nós queremos, não vamos esperar resultados positivos, o desenvolvimento para daqui a muitos anos, quando nós podemos mudar esta realidade agora.

Publicado no Jornal O Sentinela no dia 10/12/2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário