25/02/2010

Você tem opinião própria?




O questionamento pode parecer-lhe um tanto estranho, você provavelmente irá pensar: claro que tenho. Nos tempos atuais, está um pouco difícil pensar por si só, pois se lavarmos em consideração a quantidade de propagandas publicitárias veiculadas através da internet, da televisão, do rádio e sem falar nos meios de comunicação visual utilizados. Tudo isto dizendo: faça isto, compre aquilo, vá em tal lugar, seja assim, vista isso, tome aquilo...
É muita gente querendo ditar as regras de conduta e consumo que você deve ter. Após estas considerações poderia arriscar-me a novamente efetuar a pergunta que você leu no início do texto, mas prefiro deixar pra você mesmo se auto-avaliar.
A bem da verdade hoje, temos que ter um cuidado redobrado com a credibilidade que depositamos nestas publicidades, pois as mesmas podem nos induzir à ações prejudiciais a nossas vidas. Por isto penso, que nós que trabalhamos com a imprensa escrita e falada, em especial, os locutores, temos uma responsabilidade muito grande sobre o que falamos, porque afinal, somos formadores de opinião.
No momento em que nos posicionamos em relação a algum fato, muitas pessoas que ainda não tinham uma opinião sobre tal assunto, passam a ter a mesma opinião do locutor, outras que já tinham opinião se questionam a respeito e às vezes até mudam de opinião, após as considerações do radialista. Costumo dizer que a comunicação é uma das armas mais potentes que temos e se bem usada pode fazer um bem sem tamanho para a nossa sociedade.
Imagine só uma potência como a rede globo de televisão posicionando-se a favor de algo, ela forma opinião em massa. É capaz de inocentar ou culpar alguém perante a opinião pública, funciona como se fosse um júri popular.
Tendo este pensamento e tendo eu a oportunidade de também ser um formador de opinião é que aconselho você a ler muito, além de ler é importante ouvir, neste ciclo também devemos pensar e debater e por fim ajuda muito escrever também, você pode escrever sobre o que você lê, sobre assuntos em geral, esta receita que lhe passei neste texto contém os ingredientes necessários para você ter os seus motivos próprios sobre os atos e ações da sua vida, para que não deixe mais ninguém influenciar e fazer a sua cabeça, desta forma você terá e viverá pelos seus motivos e não pelos dos outros. Sendo assim você terá a sua opinião formada sobre tudo que lhe interessa.

Publicado no Jornal O Sentinela no dia 12/01/2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário