25/02/2010

Final de Ano



Vou aqui mais uma vez repetir o que costumeiramente costumo dizer nas programações da 104,9 FM: “O Tempo passa muito rápido, por isso é preciso aproveitar a vida da melhor maneira possível”.
Tenho certeza que você já ouvir alguém falar sobre o tempo, ou provavelmente muitas pessoas. Muitas mensagens de Natal, Ano Novo, votos disto, daquilo, tudo como se vivêssemos de forma muito harmoniosa e fraterna.
Isto de forma alguma configura-se como uma crítica pessoal para alguma pessoa, muito pelo contrário, é um convite a reflexão de uma tradição. Você não acha que seria fantástico se realmente aqueles desejos dos cartões de natal, das mensagens fossem colocados em prática, ou até mesmo fossem trocados pelo maravilhoso contato humano.
Sem sombra de dúvidas muitas pessoas adorariam receber um abraço sincero e fraterno de Natal do que um cartão com uma mensagem imaterialmente quente, mas frio na essência humana. Fica um pouco engraçado até, quando você recebe aqueles cartões com mensagens tão fraternas de pessoas que tem com você um comportamento absolutamente contrário ao sentimento expressado na mensagem.
Nas próprias empresas mesmo, os colaboradores realizam festas de confraternização nos finais de ano com direito a amigo secreto e tudo mais. E é impressionante o bom relacionamento de todos nestes eventos, os valores da amizade ressaltados, a fraternidade, união tendo destaques. Agora a pergunta: Porque este comportamento não continua nos demais dias do ano?
Penso nisto de uma forma bem realista, de nada adiante ir fazer festa, brindar com os colegas sendo uma personagem, um ator, e cá pra nós tem algumas pessoas que se a rede globo de televisão descobrisse, teriam papel de destaque na novela das nove, porque como fingem direitinho, como são boas na encenação. Tai uma explicação com argumentos que acredito serem capazes de sustentar esta idéia, pois de nada adianta tecer comentários bonitos a respeito do semelhante, enxergar e ressaltar o lado bom e bonito, as qualidades na hora do amigo secreto e passar o resto do ano tentando puxar o tapete do colega, falando pelas costas, agindo com extrema falta de ética. Adianta isso?
Compreendo que muitas vezes nosso fraco cidadão fala mais alto e a força da ignorância e da falta de comprometimento da vazão ao espírito destruidor do ser humano, que aplaude a desgraça alheia, muitas vezes provocada com sua participação.
Por isto, vamos viver verdadeiramente o espírito natalino, vamos iniciar este novo ano com o pé direito. Vamos parar refletir e ver que cada uma das pessoas que estão perto de nós são diferentes e todas merecem respeito, e também querem ser felizes.
Vamos abrir o nosso coração e deixar que a fraternidade tome conta de nós, não vamos ter vergonha das coisas, de dar uma abraço numa pessoa, de dar carinho para alguém que talvez amanhã não esteja mais perto de nós. Este texto teve a intenção de provocar uma reflexão para que vivamos verdadeiramente os sentimentos e demonstremos isto com atos e não apenas com palavras escritas. Desejo um Feliz Natal a você amigo leitor.

Publicado no Jornal O Sentinela no dia 24/12/2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário