21/02/2010

Os bons resultados que poderão serem obtidos por uma boa comunicação





As primeiras palavrinhas ditas por um bebê se tornam algo inesquecível para seus pais, que com muito carinho vão ensinando mais e mais para seus filhinhos, até que eles saiam falando e expressando as suas vontades, pensamentos e tudo mais.
Depois fica difícil às vezes os controlar, de tanto que tem energia para ficarem comentando tudo que veem. Bom tudo isso nos prova que a comunicação é uma das primeiras coisas que se aprende, das mais importantes e essenciais para a vida em sociedade. A cada ano que passa vamos aprimorando a nossa comunicação ou facilidade de expressar nossos pensamentos. Alguns destacam-se pela facilidade em dizer tudo que pensam, de forma didática e sem muitos esforços, aqueles que possuem aquela eloquencia natural, estes tornam-se então comunicadores profissionais, que são os radialistas, apresentadores de televisão, palestrantes, e todos que fazem da comunicação instrumento de trabalho e a usam para formação de opinião de massa.
O que ocorre é que como em qualquer profissão ou atividade que vamos desenvolver, precisamos ter qualificação para a desempenhar, no caso da comunicação, pode-se dizer que ainda vai além disso, é preciso também ter “dom”, porque isto não deixa de ser um talento.
O comunicador é um formador de opinião, quando se fala por exemplo no rádio ou na televisão sobre determinado assunto polêmico ou não, está se contribuindo ou até formando a opinão de pessoas que nunca tinham parado para pensar naquilo antes, desconheciam, tinham já uma linha de pensamento parecida e agora após ouvir o locutor preferido posicionando-se a favor ou contra, irão adotar aquele pensamento como seu, também há aquelas pessoas que divergiam no pensamento, mas após ouvirem os argumentos lançados pelo locutor ou apresentador, convencem-se e passam a agir da forma dita e é claro, existe as que reforçam ainda mais o seu pensamento contrário ao que se está fazendo apologia.
Enfim seja qual for a reação do público alvo, obtem-se um efeito positivo, pois indus as pessoas a pensarem, refletirem sobre os fatos. Através da imprensa, a qual só existe se houver comunicação, uma pessoa pode ser culpada ou inocentada perante a opinião pública. Na própria crise mesmo, que hoje vivenciamos, a imprensa não passou despercebida, quando vazou por fonte secreta para a imprensa dos Estados Unidos que os bancos estariam passando por dificuldades financeiras, o que aconteceu devido ao excesso de financiamentos de imóveis, aliado a facilidade e a desvalorização dos mesmos com tudo isso, a imprensa então num ato de imparcialidade e responsabiilidade com a informação pura e com seus seguidores divulga a notícia sobre os bancos, o que aconteceu? No outro dia, todos que tinham valores investidos nesses bancos fizeram o resgate dos valores, fazendo desta forma com que os bancos quebrassem mesmo, sem ter a oportunidade de tentar reverter a situação.
Esse exemplo retrata bem a força que tem a imprensa, pode-se dizer que ela é um governo paralelo que temos. Então com esta arma tão potente em mãos precisamos usá-la da melhor forma possível, tantas coisas boas poderão serem conquistadas através dela. As campanhas mesmo, que são feitas para ajudar pessoas, é inegável que grande parte do sucesso delas se deva ao locutor ou apresentador que comove com o arranjo de palavras que usa, os seus ouvintes. Ou será que nunca se percebe que tem uma pessoa perto de nós que está precisando de ajuda? Porque que as pessoas não se unem para ajudar seus semelhantes? Porque é necessário o caso ir parar na imprensa para despertar o espírito humanitário nas pessoas? O qual sempre em campanhas de ajuda, surpreende com a rapidez que se conseguem as ajudas, o alcance dos objetivos. Supreende-se com o povo humanitário e fraterno que temos. E porque esse amor ao próximo não continua sendo posto em prática sem que a imprensa dê o seu impurrãozinho?
Todas estas questões nos levam a pensar sim. Pensar que devemos rever nossos conceitos, pensar que a imprensa realmente tem um papel fundamental numa sociedade, que ela está atrelada a democracia.
Por tudo isso volta-se na idéia da importância da qualificação, dos comunicadores serem realmente capacitados para estarem desenvolvendo tal função, pois se ela é uma arma tão potente, não pode ser operada com imperícia. Quando afirma-se isso, a intensão não é criticar ninguém, mas sim convidar e incentivar estas pessoas para que procurem instrução, pois para sermos formadores de opinão, precisamos de um conhecimento amplo, embora superficial sobre muitos assuntos, pelo menos todos que sejam de importância das pessoas a quem nos dirigimos.
Já pensaram que maravilhas poderemos conquistar, se houver excelência no desempenho desta função, pode-se dizer que o mesmo aplica-se aos agentes políticos, que são representantes do povo, da grande massa, quanto maior o seu conhecimento, melhor será o seu desempenho, pois tudo indica que um representante deve possuir maior capacidade do que os seus representados, por este motivo esta investido no cargo.
Que este texto desta semana não sirva para magoar ninguém, mas sim para ressaltar a importância da busca diária do conhecimento, aos jovens que estão trilhando suas carreiras profissionais, aquele que souber se comunicar direitinho, expressar suas idéias com facilidade e objetividade, terá muito mais chances do que aquele que embora muito inteligente seja, mas não se faz entender. Fica esta reflexão.

Publicado no Jornal O Sentinela no dia 17/09/2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário