24/02/2010

Suicídio



Amigos leitores deste espaço, para esta semana desenvolvi uma pesquisa sobre este ato tão triste do ser humano, o suicídio, fato que apavora e entristece eternamente uma família que de surpresa é pega por esta triste realidade. Bem mas enfim, passo então a fazer algumas colocações sobre o assunto que foi fruto de minha pesquisa: - O termo suicídio foi utilizado pela primeira vez em 1737 por Desfontaines. O significado tem origem no latim, na junção das palavras sui (si mesmo) e caederes (ação de matar). Esta conotação especifica a morte intencional ou auto-infligida. Num aspecto geral, o suicídio é um ato voluntário por qual um indivíduo possui a intenção e provoca a própria morte. Poder ser realizado através de atos (tiro, envenenamento ou enforcamento) ou por omissão (recusa de alimentar-se, por exemplo). O suicídio é a conseqüência de uma perturbação psíquica. A tensão nervosa que envolve, e culmina nos conflitos intrapsíquicos de gravidade acentuada, transtorna a tal ponto que a morte torna-se único refúgio e a inevitável solução dos problemas. Inconscientemente, o suicida tentou depositar a culpa de sua morte nos outros indivíduos que compõem seu ambiente social, principalmente nos familiares. Neste caso o suicídio funciona como um “castigo”. É como revidar uma grande agressão do ambiente que o envolve.
Alguns fatores são comuns aos indivíduos que tentaram ou cometeram suicídio. Por exemplo, é mais freqüente nas idades que delineiam as fronteiras da vida, como a puberdade e a adolescência, e entre a maturidade e a velhice. Porém, a faixa etária compreende genericamente dos 15 aos 44 anos.
Por razões não completamente esclarecidas, as mulheres cometem três vezes mais tentativas de suicídio que os homens. No entanto os homens são mais eficazes. Isto porque o sexo feminino recorre aos métodos mais brandos como o envenenamento. Enquanto os homens usam armas de fogo, tendem ao afogamento, enforcamento ou saltando de grandes altitudes.
As doenças físicas como câncer, epilepsia e AIDS; ou doenças mentais como alcoolismo, dependência tóxica e esquizofrenia, compõem alguns dos motivos que induzem um indivíduo a atentar à própria vida. Algumas situações sociais também conduzem ao suicídio. Podemos incluir como exemplo o insucesso no matrimônio ou não ser casado, não ter filhos, não ser religioso, isolamento social e o fracasso financeiro.
A depressão também está aliada aos casos de suicídio. Porém, no auge das crises depressivas o indivíduo fica menos vulnerável a tais tentativas. Isto porque a depressão é caracterizada principalmente pela desmotivação, desinteresse e letargia do raciocínio. Nesse momento, o indivíduo não se dispõe a nenhuma atividade, inclusive o ato de se matar. Alcançado este estágio, a tendência é a omissão, que também é considerado uma das formas de suicídio.
Indicadores de Risco: Geralmente o suicídio não poder ser previsto, mas existem alguns indicadores de risco: -Tentativa anterior ou fantasias de suicídio; Disponibilidade de meios para o suicídio; Idéias de suicídio abertamente faladas; Preparação de um testamento; Luto pela perda de alguém próximo; História de suicídio na família; Pessimismo ou falta de esperança.
Espero que tenham gostado da matéria, finalizo com as palavras de Vicent Van Gogh:
“O suicídio faz com que os amigos e familiares se sintam seus assassinos”.


Publicado no Jornal O Sentinela no dia 05/11/2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário