25/02/2010

Férias



Amigo leitor, do nosso estimado jornal, esta semana andei fazendo uma pesquisa sobre o que todo mundo gosta. Férias!
Férias sempre é motivo de felicidade, pois pode-se aproveitar este tempo para viajar, conhecer pessoas e lugares novos, fazer amizades, rever familiares. Enfim, tantas coisas simples que fazem parte da nossa vida, mas que nem sempre estão ao nosso alcance com tanta facilidade. Nesta hora entra como salvação, o período de férias, com um ar de liberdade total. Os estudantes que o digam, com a sensação do dever cumprido.
Descobri que quem inventou as férias foi um norte-americano chamado John Silvy, que era empregado de limpeza do Senado Americano em 1835.
Ele estava cansado de trabalhar tanto e resolveu aproveitar o fácil acesso que tinha às gavetas dos senadores (precisava limpar tudo, logo, tinha uma chave para tudo) para falsificar um pedido de votação para uma lei que garantiria aos trabalhadores um período de descanso (até então, não existia esse conceito entre os empregadores). A lei foi aprovada, pois John já sabia de antemão em que local ficavam as leis que eram aprovadas e as desaprovadas (os senadores não liam nada, apenas seguiam o que estava pré-definido pelo presidente).
Apesar do susto, após terem descoberto a asneira que tinham feito, os senadores não tiveram escolha, pois não era possível voltar atrás numa lei que tinha acabado de ser aceite por unanimidade. A partir daí, o mundo imitou os Estados Unidos e esse período de descanso passou a vigorar em quase todo o planeta. O termo “férias” surgiu porque John, espertamente, colocou no seu “projeto lei” que os funcionários no período de descanso continuam a receber a féria do mês.
Como o descanso era em dois meses, seriam duas férias. Os empresários ficaram com tanta raiva que, jocosamente, passaram a chamar isso de “férias imerecidas” e, mais tarde, por preguiça, apenas de “férias”. Com o tempo, o termo tornou-se sinónimo desse período de descanso.
Bom agora que já sabemos um pouco mais sobre o surgimento das férias, nos resta aproveitá-las da melhor maneira possível, dando uma atenção especial a tudo que faz bem ao nosso coração, principalmente amar. Ame muito, todas as pessoas que fazem parte da sua vida, assim você será muito mais feliz e as suas férias serão inesquecíveis. Abraço e boas férias.

Publicado no Jornal O Sentinela no dia 28/01/2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário