21/02/2010

Você se acha preconceituoso?




Recentemente a Rede Globo de televisão reprisou a novela Mulheres Apaixonadas, onde como na grande maioria das novelas do horário nobre desta emissora, apresentam uma reflexão dos telespectadores um tema polêmico e que configura na pensamento de muitos como um “problema social”. Nesta novela não foi diferente, trouxe a tona o preconceito enfrentado por duas meninas que se apaixonaram.
Passado este momento de forte comemoração e prática do tradicionalismo da Semana Farroupilha, vem de forma oportuna este assunto para ser questionado por nós. Pois sabemos que o preconceito existe nos dias atuais e está longe de ser banido de nosso meio, principalmente num Estado mais tradicional como o nosso.
Claro que a globalização, que vem como uma avalanche, não estão perdoando lugar nenhum, todo o planeta está numa fase de transformação, pois hoje a informação e a sua troca estão tendo uma velocidade quase que inacreditável, o que está forçando uma modernização em todos os lugares. Mas mesmo com todos os avanços, temos que admitir que toda mudança é traumática ou então paulatina, demora muito tempo para ir acontecendo.
E é justamente o que o texto desta semana convida você a pensar, refletir e se questionar. Você preconceituoso? Importante dizer que não está se referindo apenas ao relacionamento pego como exemplo das duas meninas, mas sim toda forma de preconceito, contra cor, credo, raça, enfim contra as minorias. A grande maioria das pessoas provavelmente irá responder que não são preconceituosas, sabe com é, é feio ser preconceituoso perante os princípios éticos sociais. Então vamos de novo. Você permitiria que a sua filha namorasse outra mulher? Que se casasse com um negro? Que seguisse uma religião totalmente oposta a sua? Agora responda novamente se você se julga preconceituoso. Acho que o nosso número de pessoas que se achavam não preconceituosas caiu bastante!
Isso é o que geralmente acontece conosco, dizemos uma coisa, afirmamos algo, tendo os outros como referência, mas quando a coisa se refere a nós mesmos, tudo muda de figura. Este é um dos motivos porque não devemos criticar a vida alheia, porque se fosse conosco será que não íamos fazer até pior do que a referida pessoa está fazendo?
Mas enfim, trouxe este assunto para pensarmos e melhorarmos ainda mais como seres humanos, pois estamos aqui para isso, para dia-a-dia progredirmos e melhorarmos nossa qualidade de vida, pois como diz Zé Ramalho na música foi Deus que criou você - “foi Deus que criou a gente, só para amar, só para amar...”
Porque temos coisas mais sérias para serem resolvidas no País, a opção sexual de cada indivíduo somente a ele interessa, porque afinal isto não agride ninguém! O que nos agride são essas imagens: idosos jogados ao relento, crianças chorando de fome e frio, jovens com delírios mentais causados pelas drogas, desempregados sem capacitação profissionais, o desespero de pais e mães na fila do SUS e nos corredores de hospitais, os sem terras, sem teto, sem saúde, sem transportes, sem escolas. Enfim essas imagens com certeza ferem muito mais os nossos olhos e os nossos corações do que ver um casal de meninas se amando, pois onde existe o amor não há espaço para os preconceitos e para a violência.

Publicado no Jornal O Sentinela no dia 24/09/2009

2 comentários:

  1. Parabéns senhor Marcos Monteiro, o senhor escreve muito bem. Continue sempre expondo suas idéias e colaborando com o mundo.

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigado pela leitura e pelas palavras! Que pena que você não identificou-se ... Seja sempre bem vindo(a) aqui no blog.

    ResponderExcluir